Reitor da UFMA, Natalino Salgado, vai proferir palestra sobre a doença da “urina preta”

Na próxima quarta-feira (22), o reitor da Universidade Federal do Maranhão, o professor doutor Natalino Salgado, vai proferir uma palestra sobre a Doença de Haff, popularmente conhecida como doença da “urina preta”. A fala do especialista em nefrologia fará parte da abertura do I Fórum do Curso de Engenharia da Pesca da UFMA.

No Brasil, cinco estados estão investigando possíveis casos da doença. O Maranhão não está nessa lista, mas já vem trazendo um alerta e consequências no mercado de peixes e crustáceos, uma vez que algumas pessoas estão receosas em consumir o alimento que vem das águas.

A doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor. Ao ingerir o produto, mesmo cozido, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro dessas fibras no sangue, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins.

Mais informações vão ser repassadas pelo prof. dr Natalino Salgado e pelos mediadores Dra Yllana Marinho e Dr Getúlio Rincon. (Via Blog do Diego Emir).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA