Pesquisa DataIlha diz que Flávio Dino venceria eleição no primeiro turno com 62% dos votos

 

O Instituto DataIlha divulgou nesta quarta-feira (14) pesquisa sobre intenções de votos para a eleição de governador em que Flávio Dino (PCdoB) aparece virtualmente eleito, ainda no primeiro turno, se o pleito fosse hoje. De acordo com os números, o governador tem mais de 60% da preferência do eleitorado, enquanto a segunda colocada, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), teria pouco mais da metade desse percentual.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo 06345/2018, a pesquisa teria sido realizada em 37 municípios, de todas as regiões do estado, junto a 2.137 eleitores, entre os dias 08 e 09 deste mês, às vésperas do carnaval. A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos e o nível de confiança seria de 95%.

Esta foi a primeira pesquisa de 2018, já com a obrigatoriedade de registro na Justiça Eleitoral. O Jornal Pequeno e a TV Difusora teriam sido os que contrataram o levantamento.

Na consulta espontânea, em que não são apresentados nomes de possíveis candidatos, Flávio Dino aparece com 40,8%; Roseana Sarney, com 16%; Eduardo Braide (PMN), com 1,4%; Ricardo Murad (PRT), com 1,0%; Roberto Rocha (PSDB), com 0,4%; e Maura Jorge (Podemos), com 0,2%. Os que não votariam em nenhum ou não souberam responder somaram 33%.

Quando a pergunta é estimulada e os candidatos apresentados são os mesmos indicados na espontânea, Flávio Dino pula para 62,3%; Roseana aparece com 29,1%; Eduardo Braide com 4,9%, Ricardo Murad com 1,28%, Roberto Rocha com 1,22% e Maura Jorge com 1%, ou seja, praticamente desaparecem indecisos e os que não votariam em nenhum deles.

O DataIlha fez ainda uma pergunta sobre um confronto entre apenas dois candidatos – Flávio Dino e Roseana Sarney – e as respostas deram a vitória para Flávio Dino, que teria 66,14% e Roseana Sarney aparece com 33,86%.

Ainda de acordo com o DataIlha, o governo de Flávio Dino seria aprovado por 61,2%.

Sobre a disputa presidencial, a pesquisa diz que o ex-presidente Lula (PT) teria 59,2% contra 17,4% de Jair Bolsonaro (PSC).

(Com dados do blog de John Cutrim)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA