Maranhão registrou 60 casos de feminicídio em 2020

Número de registros ultrapassou 2019. Estudo revelou que, em média, 300 casos de violência contra a mulher são registrados por mês no estado.

Monitor da violência – feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1

De janeiro a dezembro de 2020, o Maranhão registrou 60 casos de feminicídio, de acordo com a Secretaria de Segurança do Maranhão (SSP-MA). No mesmo período de 2019, o estado contabilizou 48 casos. Na Grande Ilha, o total de ocorrências corresponde a 12 feminicídios no referido ano.

Ainda segundo a SSP-MA, o mês de agosto foi o que mais registrou casos, com nove ao total. No mês de janeiro, um caso foi registrado; outros seis em fevereiro; mais seis em março; em abril os registros subiram para oito; e caíram para quatro em maio; junho registrou cinco casos; julho também registrou mais cinco; mais cinco em setembro; três em outubro; seis em novembro e mais dois em dezembro.

A alta incidência de registros desse tipo de crime, que são mortes de mulheres por questões de gênero, já havia feito parte de um levantamento realizado pelo G1. Em seis meses, o Maranhão registrou 28 casos, já durante o mesmo período de 2019, as autoridades policiais registraram 25 mortes.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as medidas de distanciamento social, houve um aumento de feminicídios durante o mês de maio, onde também foi decretado o ‘lockdown’ nos quatro municípios que integram a Grande Ilha de São Luís. (Por G1 MA — São Luís, MA)

CONTINUE LENDO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA