IBGE suspende concursos para o Censo 2021: no Maranhão estavam abertas mais de 5 mil vagas

De acordo com o IBGE, a suspensão das provas foi motivada pelo corte nos recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Por G1 MA

Na manhã desta terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que suspendeu a realização dos concursos para o Censo 2021. No Maranhão estavam abertas 691 vagas para agentes censitários supervisor e 5.133 vagas para agente recenseador do IBGE, que iriam realizar o Censo Demográfico 2021 no Maranhão.

De acordo com o IBGE, a suspensão das provas foi motivada pelo corte nos recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Segundo o órgão, as provas objetivas seriam aplicadas presencialmente em 18 de abril para agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Para recenseadores, as provas também seriam presenciais, no dia 25 de abril, “seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19”.

De acordo com o Instituto, a suspensão das provas foi motivada pelo corte de 96% do total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico. A redução foi aprovada em votação do Orçamento da União no Congresso Nacional para o exercício 2021, divulgada no dia 26 de março.

O Orçamento, aprovado pelo Congresso, reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para a realização da pesquisa – o valor acordado era de R$ 2 bilhões. O texto ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Corte do Orçamento pode inviabilizar Censo 2021; entenda a importância da pesquisa

O valor, segundo o instituto, inviabiliza a realização do Censo. Novas datas poderão ser definidas posteriormente, a depender da liberação de recursos.

“O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe [organizador do concurso] um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”, diz o Instituto em nota.

Recenseadores

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Já o agente censitário supervisor supervisiona as equipes de recenseadores.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA