Em parceria com SES-MA e UFMA, SEMUS realizou coleta sorológica para avaliar Covid em Paço.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS), disponibilizou equipes formadas por técnicos de enfermagem e Agente de Endemias (ACE), para dar suporte à pesquisa sobre o covid-19/ inquérito sorológico. A pesquisa encabeçada pela UFMA e SES, tem como objetivo traçar uma dimensão da taxa de infecção e estimar a prevalência de anticorpos e imunidade coletiva.

Além do ato da coleta do material (sangue), os profissionais designados pela da SEMUS, repassaram informações e dados técnicos sobre o município, e ainda, prestaram apoio na orientação geográfica ao grupo de pesquisa, facilitando o acesso às áreas visitadas no Maiobão, local escolhido pelos responsáveis para o inquérito sorológico.  Cumprindo exigências da pesquisa, a coleta do material foi feita a cada 5 casas visitadas, após convite a um membro da família para participação na pesquisa.

Ao todo, foram feitas 34 coletas na área do Maiobão, entre os dias 19 e 22 deste mês.  As coletas e os questionários foram repassados a SES e UFMA para serem analisadas, processadas cujo resultado do inquérito deverá ser divulgado em breve pelo Governo do Estado.  Em Paço do Lumiar, o resultado de cada coleta será entregue pelo ACE ao participante, após análise, laudo e resultado expedido via LACEM.

“Esta é a segunda vez que prestamos este tipo de apoio. No primeiro inquérito, devido às medidas aplicadas pela SEMUS, Paço apresentava a menor taxa de crescimento para Covid-19 (5,7%) entre todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Para alcançar o objetivo final do inquérito, é de suma importância somar aos esforços das equipes da UFMA e SES, proporcionar todo o aparato necessário e disponibilizando técnicos capacitados de realizar este trabalho da coleta, beneficiando a todos ao final da pesquisa”, ressaltou o secretário de Saúde de Paço do Lumiar, João Muricy.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA