CIBAM apresenta logomarca e vai marchar unido em defesa da Baixada Maranhense

O Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense – CIBAM se reuniu na manhã da última sexta-feira (10), em Vitória do Mearim, para debater pautas em defesa da região.

Fotos: Mateus Sousa. Ascom-Viana-MA

Um dos destaques do encontro foi a aprovação da logomarca que vai representar o consórcio e as suas reivindicações juntos aos órgãos estaduais, federais e privados, a partir da homologação jurídica da entidade.

Idealizada pelo designer gráfico vianense Luiz Morais, a logomarca do CIBAM partiu do símbolo do infinito e apresenta como ícone principal e destaque, um abraço coletivo, que simboliza os Municípios e os Gestores Integrantes, que formam uma corrente pra frente, em cores predominantes na Região por meio de um design moderno e chamativo.

“A ideia é transmitir FORÇA E UNIÃO, em busca de objetivos comuns, se fazendo presente em todos os eventos locais, municipais ou nacionais de forma organizada, padronizada para colocar os municípios e sua gente em lugar de destaque do Maranhão, com força e representavidade”, definiu Morais que esteve presente no evento.

Pautas

Conduzida pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Viana, Nélio Júnior, a reunião teve ainda a palestra “O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico” – proferida pelo engenheiro Artur Cabral, consultor de projetos de infraestrutura. Ex-presidente da MOB e ex-presidente da Gasmar.

O engenheiro discorreu sobre resíduos sólidos e os marcos regulatórios, ocasião em que foi discutida a viabilidade econômica de construção de um Aterro Sanitário Consorciado para contemplar municípios da Baixada, com possibilidade de ser instalado em Viana.

O Consórcio discutiu ainda pautas como investimentos para a melhoria dos procedimentos do Hospital Macrorregional de Viana junto ao Governo do Estado e as eleições para a diretoria da organização.

Os prefeitos da região têm reclamado que o hospital Dr. Antonio Hadade, na MA-014, em Viana, com titulo de Macrorregional, está funcionando com menos da metade de sua capacidade e quase todos os procedimentos de alta complexidade continuam sendo encaminhados para Pinheiro, no outro extremo da Região, ou para a capital São Luís, o que mantém diariamente uma “procissão de ambulâncias” na BR-135, famoso bordão do ex-governador Jackson Lago (falecido). 

“Estamos nos organizando. O Consórcio é um instrumento importante e fundamental para debatermos os problemas dos municípios da Baixada e para a busca de soluções”, explicou o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira (PL).

Estiveram presentes com seus prefeitos e/ou representantes, as cidades de Viana, Pedro do Rosário, Matinha, Olinda Nova, Penalva, Cajari, Vitória do Mearim e Arari, além de secretários municipais, vereadores e a sociedade civil.

A próxima reunião do Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense deverá ser no município de Arari.

Sobre o designer

Luiz Morais é um veterano da propaganda e do design gráfico maranhense. É jornalista e editor do Blog Vianensidades – que cobre a Baixada -, e acadêmico da Academia Vianense de Letras -AVL. Entre suas marcas mais conhecidas estão a do primeiro mandato da Governadora Roseana Sarney, a marca do Ministério Público Estadual, do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense – FDBM, da Rádio Universidade FM, Rádio e TV Maracu, e a atual logomarca da Prefeitura de Viana.

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.