CIBAM apresenta logomarca e vai marchar unido em defesa da Baixada Maranhense

O Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense – CIBAM se reuniu na manhã da última sexta-feira (10), em Vitória do Mearim, para debater pautas em defesa da região.

Fotos: Mateus Sousa. Ascom-Viana-MA

Um dos destaques do encontro foi a aprovação da logomarca que vai representar o consórcio e as suas reivindicações juntos aos órgãos estaduais, federais e privados, a partir da homologação jurídica da entidade.

Idealizada pelo designer gráfico vianense Luiz Morais, a logomarca do CIBAM partiu do símbolo do infinito e apresenta como ícone principal e destaque, um abraço coletivo, que simboliza os Municípios e os Gestores Integrantes, que formam uma corrente pra frente, em cores predominantes na Região por meio de um design moderno e chamativo.

“A ideia é transmitir FORÇA E UNIÃO, em busca de objetivos comuns, se fazendo presente em todos os eventos locais, municipais ou nacionais de forma organizada, padronizada para colocar os municípios e sua gente em lugar de destaque do Maranhão, com força e representavidade”, definiu Morais que esteve presente no evento.

Pautas

Conduzida pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Viana, Nélio Júnior, a reunião teve ainda a palestra “O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico” – proferida pelo engenheiro Artur Cabral, consultor de projetos de infraestrutura. Ex-presidente da MOB e ex-presidente da Gasmar.

O engenheiro discorreu sobre resíduos sólidos e os marcos regulatórios, ocasião em que foi discutida a viabilidade econômica de construção de um Aterro Sanitário Consorciado para contemplar municípios da Baixada, com possibilidade de ser instalado em Viana.

O Consórcio discutiu ainda pautas como investimentos para a melhoria dos procedimentos do Hospital Macrorregional de Viana junto ao Governo do Estado e as eleições para a diretoria da organização.

Os prefeitos da região têm reclamado que o hospital Dr. Antonio Hadade, na MA-014, em Viana, com titulo de Macrorregional, está funcionando com menos da metade de sua capacidade e quase todos os procedimentos de alta complexidade continuam sendo encaminhados para Pinheiro, no outro extremo da Região, ou para a capital São Luís, o que mantém diariamente uma “procissão de ambulâncias” na BR-135, famoso bordão do ex-governador Jackson Lago (falecido). 

“Estamos nos organizando. O Consórcio é um instrumento importante e fundamental para debatermos os problemas dos municípios da Baixada e para a busca de soluções”, explicou o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira (PL).

Estiveram presentes com seus prefeitos e/ou representantes, as cidades de Viana, Pedro do Rosário, Matinha, Olinda Nova, Penalva, Cajari, Vitória do Mearim e Arari, além de secretários municipais, vereadores e a sociedade civil.

A próxima reunião do Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense deverá ser no município de Arari.

Sobre o designer

Luiz Morais é um veterano da propaganda e do design gráfico maranhense. É jornalista e editor do Blog Vianensidades – que cobre a Baixada -, e acadêmico da Academia Vianense de Letras -AVL. Entre suas marcas mais conhecidas estão a do primeiro mandato da Governadora Roseana Sarney, a marca do Ministério Público Estadual, do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense – FDBM, da Rádio Universidade FM, Rádio e TV Maracu, e a atual logomarca da Prefeitura de Viana.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA