Viana – Conheça o histórico da operação policial que matou três assaltantes neste domingo no município

O Blog Vianensidades publica com exclusividade o relato oficial da PMMA, sobre a operação policial cujos crimes começaram nos povoados Bom Lugar e Flexeira, áreas de campo da vizinha cidade de Cajarí, na Baixada Maranhense.

Materiais apreendidos na operação

 

HISTÓRICO:

“Que nesta data epigrafada, a GU de serviço da Força Tática, assim que assumiu o serviço, foi informada via Central de Operações do 36° BPM de Viana, sobre a existência de 04 (quatro) elementos fortemente armados, não identificados, que, supostamente, teriam se deslocado até a residência de individuo conhecido pela alcunha de “Macarrão” e anunciado um assalto, onde verbalizaram que queriam as armas e as drogas que estavam em posse do referido cidadão.

Que a vítima de nome Denis, irmão do Macarrão, vendo a ação dos criminosos, tentou correr, mas foi surpreendido com vários disparos de arma de fogo em sua direção, vindo a ser atingido fatalmente.

Em continuidade a ação criminosa, os nacionais invadiram uma residência, onde renderam o caseiro, outro trabalhador da propriedade, além de arrombarem o quarto onde se encontravam os moradores da residência.

A partir daí, os elementos passaram a realizar agressões físicas e psicológicas aos membros da família, chegando a roubar a quantia de R$ 1.700,00 reais e outros pertences.

Por sua vez, após o roubo da residência, os suspeitos, na fuga, subtraíram uma motocicleta, modelo Honda, de cor vermelha, sem placa, que, em seguida, foi abandonada, e encontrada por populares, sendo devolvida ao proprietário.

Em seguida os elementos empreenderam fuga, adentrando a uma área de Campo, sentido Viana.

Diante das informações repassadas às equipes policiais, iniciaram-se as buscas pela captura dos criminosos. E, por volta das 12h40min, chegou a informação à Central de Operações, de que os suspeitos estariam nas proximidades da cidade de Viana, se descolando primeiramente a pé, pela área de Campo e, posteriormente, por meio de uma canoa, atravessando um igarapé, onde tiveram apoio de um quinto elemento, na tentativa de evitar o cerco policial formado na região do perímetro urbano da cidade.

Por sua vez, as equipes policiais se deslocaram para a retro região do Campo, denominado de Sítio de João Gato, com o objetivo interceptar e realizar a captura dos suspeitos, momento em que, com a chegada da equipe policial no local, os criminosos passaram a efetuar disparos contra as guarnições, de modo que houve a necessidade de responder à altura a injusta agressão.

Com isso, 03 (três) elementos foram alvejados no confronto, outros 02 (dois) nacionais foram capturados, sendo todos encaminhados imediatamente ao hospital Regional da cidade, para que fosse prestado à assistência médica necessária.

Ressalta-se, por relevante, que foi encontrado com os elementos, 01 (um) revólver, calibre 38, de numeração raspada, 01 (uma) escopeta artesanal, além-diversos cartuchos de munição, calibre 12.

 Além disso, 02 (duas) armas relatadas pelas vítimas não foram encontradas, pois, na tentativa de fuga, os autores caíram dentro do igarapé, não sendo possível recuperá-las, devido ao difícil acesso e profundidade da água.

Por fim, segundo o médico plantonista, os 03 (três) homens alvejados não resistiram às lesões, tendo seu quadro evoluído a óbito, sendo os outros dois, após assistência médica prestada, devido algumas escoriações, encaminhados a Delegacia Regional de Viana, para as medidas cabíveis”.

 

OBJETOS APREENDIDOS

01 – (Uma) Arma artesanal Cal. 12.

19 – munições cal. 12

01 (Um) revólver calibre 38, de marca e numeração suprimida.

04 – munições cal. .38 deflagradas.

08 – munições cal. 38 intactas

05 – munições cal. 28

01 – celular samsung azul

01 – caderneta

01 – relógio de cor prata

01 – relógio de cor dourada

01 – chave de carro da Renault

01 – lanterna

01 – touca preta

01 – Quantia de 300,00 reais em espécie.

01 – Bolsa com diversas roupas.

 

Fontes:

PMMA/CPI/CPAI-5

CMT: TC QOPM CLÁUDIO

36° BPM

CMT: MAJ QOPM ZADOCK

VIANA-SEDE

 

Supervisor: TEN ANDRÉ

CPU: SGT ELILVAN

 

Nº B.O.:

OCORRÊNCIA: Latrocínio/ Roubo a Residência/ Agressão Física/Confronto policial e resultado morte.

 

DATA: 24/10/2021

HORA: (07:50 – 12:40)

LOCAL: Cajari/ MA, Pov Bom Lugar e Pov. Flexeira; Viana – área de campo.

 

AUTOR 1: Roniel Pinto Mendes, vulgo “Coelho”.

Mãe: Deuseli Pinto.

End.  Bairro Matriz, Viana-MA

 

AUTOR 2: Paulo Ricardo Castro Ramos

Nasc. 09/02/2003

End. Rua Vitorino Freire, 75 Bairro Tibiri, São Luís – MA.

Mãe: Ângela Maria Castro Ramos.

 

AUTOR 3: Lorimar Rocha Aires, 52 anos, Bairro Democrata.

 

AUTOR 4: Conhecido por Jhon Edson

End. São Luís

 

AUTOR 5: Conhecido por  Wesley

End. São Luís.

 

VÍTIMA 01 (FATAL) Denis Marques Pinheiro Pinto.

24 anos.

End. Povoado Bom Lugar

 

VÍTIMA 02 Antônio Simas Rodrigues.

75 anos.

 

VÍTIMA 03 Terezinha de Jesus Santos Dias.

54 anos.

 

VÍTIMA 04: Nilberth Costa Pinheiro.

DN: 25/09/1995

 

Modelo/Prefixo da VTR: FT 01/ VTR 048

 

SUPERVISOR DE DIA

CPU

GUARNIÇÃO FT: EQUIPE CHARLE

VTR 048

VTR COMANDANTE

POLICIAIS DE FOLGA.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA