Peixe-boi marinho é encontrado morto no Rio Mearim, em Arari

Animal foi encontrado em estado avançado de decomposição, boiando próximo a uma vegetação.

Peixe-boi foi encontrado morto em Arari — Foto: Geylson Paiva/ ICMBio São Luís

Nesta segunda-feira (30), um peixe-boi marinho (Trichechus m. manatus) foi encontrado morto no Rio Mearim, na região de Arari. O mamífero aquático foi encontrado em estado avançado de decomposição, boiando próximo a uma vegetação conhecida como mururu.

Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estiveram no local e constataram que se tratava de um animal adulto, do sexo masculino, medindo aproximadamente 3 metros de comprimento.

Peixe-boi foi encontrado morto em Arari — Foto: Geylson Paiva/ ICMBio São Luís

A Costa Norte Maranhense é considerada uma das mais importantes regiões do país para a espécie, criticamente ameaçada de extinção. Só em 2021, três ocorrências de peixe-boi marinho encontrados mortos já foram registrados no Maranhão, segundo o ICMBio São Luís. A análise da causa da morte poderá ajudar na preservação do animal.

Peixe-boi foi encontrado morto em Arari — Foto: Geylson Paiva/ ICMBio São Luís

As amostras e dados coletados pela equipe do ICMBio São Luís serão encaminhados para o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ ICMBio) e Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) para análise. A ação contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Arari, além da colaboração de moradores da região. Por G1 MA — São Luís

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *