Vacinação contra a Covid-19 começa no Maranhão com cinco imunizados

De forma antecipada, nesta segunda (18) receberam a vacina quatro profissionais da saúde e uma indígena.

Técnica em enfermagem é a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Maranhão

(G1 Maranhão — São Luís)

Começou nesta segunda-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 no Maranhão, pouco tempo depois que as primeiras doses da vacina chegaram ao estado.

Em uma cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões, cinco maranhenses receberam a primeira dose da Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A primeira a receber a vacina foi a técnica de enfermagem do Hospital Dr. Carlos Macieira, Egle Maia Sousa.

Também receberam a vacina nesta segunda (18):

Fabiana Guajajara – Indígena da aldeia Arariboia

Conceição de Azevedo – Médica infectologista do Hospital Presidente Vargas

Henrique Novaes Sobrinho – Fisioterapeuta do Hospital Dr. Carlos Macieira

Sônia de Matos – Enfermeira do Hospital Genésio Rêgo

Após ser vacinada, a indígena Fabiana Guajajara agradeceu os profissionais de saúde, cantou uma canção na língua tupi e reforçou a importância de se vacinar contra a Covid-19.

“Vacinar é preciso para continuar existindo”, disse Fabiana.

A vacinação aconteceu antes do que havia sido informado pelo Governo do Maranhão nos últimos dias. A expectativa era começar na quarta-feira (20), mas a vacinação foi antecipada após a afirmação do ministro Pazuello de que a vacinação poderia ser iniciada a partir das 17h em todo o país.

Ao todo, devem chegar no Maranhão, até as 22h desta segunda (18), 164 mil doses da Coronavac, que começam a ser distribuídas aos municípios a partir das 7h da manhã desta terça (9), segundo o governo estadual.

Na primeira etapa, as vacinações ocorrem em duas doses e 80 mil maranhenses devem ser imunizados em todas as regiões do Maranhão.

Vacinação no país

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (18), a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac ao Maranhão, além de 41.200 já separadas para os indígenas do estado, que totaliza 164.240 doses. Este primeiro lote é destinado ao grupo prioritário.

O governo do Maranhão vai ofertar seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem. Três aviões, três helicópteros e 30 automóveis estarão nesta missão no Estado.

Entre os estados do nordeste, o Maranhão é o quarto com maior número de doses a receber. Os demais estados são Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Quem é responsável por fornecer a vacina?

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

E a distribuição das vacinas?

O Ministério da Saúde leva até os estados. Em seguida, cabe ao governo de cada estado fazer a distribuição para as cidades.

CONTINUE LENDO AQUI:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA