De forma antecipada, nesta segunda (18) receberam a vacina quatro profissionais da saúde e uma indígena.

Começou nesta segunda-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 no Maranhão, pouco tempo depois que as primeiras doses da vacina chegaram ao estado.
Em uma cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões, cinco maranhenses receberam a primeira dose da Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A primeira a receber a vacina foi a técnica de enfermagem do Hospital Dr. Carlos Macieira, Egle Maia Sousa.
Também receberam a vacina nesta segunda (18):
Fabiana Guajajara – Indígena da aldeia Arariboia
Conceição de Azevedo – Médica infectologista do Hospital Presidente Vargas
Henrique Novaes Sobrinho – Fisioterapeuta do Hospital Dr. Carlos Macieira
Sônia de Matos – Enfermeira do Hospital Genésio Rêgo
Após ser vacinada, a indígena Fabiana Guajajara agradeceu os profissionais de saúde, cantou uma canção na língua tupi e reforçou a importância de se vacinar contra a Covid-19.
“Vacinar é preciso para continuar existindo”, disse Fabiana.
A vacinação aconteceu antes do que havia sido informado pelo Governo do Maranhão nos últimos dias. A expectativa era começar na quarta-feira (20), mas a vacinação foi antecipada após a afirmação do ministro Pazuello de que a vacinação poderia ser iniciada a partir das 17h em todo o país.
Ao todo, devem chegar no Maranhão, até as 22h desta segunda (18), 164 mil doses da Coronavac, que começam a ser distribuídas aos municípios a partir das 7h da manhã desta terça (9), segundo o governo estadual.
Na primeira etapa, as vacinações ocorrem em duas doses e 80 mil maranhenses devem ser imunizados em todas as regiões do Maranhão.
Vacinação no país
O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (18), a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac ao Maranhão, além de 41.200 já separadas para os indígenas do estado, que totaliza 164.240 doses. Este primeiro lote é destinado ao grupo prioritário.
O governo do Maranhão vai ofertar seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem. Três aviões, três helicópteros e 30 automóveis estarão nesta missão no Estado.
Entre os estados do nordeste, o Maranhão é o quarto com maior número de doses a receber. Os demais estados são Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Quem é responsável por fornecer a vacina?
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde.
E a distribuição das vacinas?
O Ministério da Saúde leva até os estados. Em seguida, cabe ao governo de cada estado fazer a distribuição para as cidades.