Maranhão flexibiliza horário de funcionamento de bancos, lotéricas e supermercados

Com a nova regra, o horário de atendimento das agências se inicia às 8h, em todo o Maranhão; e os supermercados podem funcionar das 6h até a 0h na Grande São Luís.

Maranhão flexibiliza horário de funcionamento de bancos, lotéricas e supermercados. — Foto: Rafaelle Fróes/G1 MA.

G1-MA

O Maranhão flexibilizou o horário de funcionamento de agências da Caixa Econômica, casas lotéricas e supermercados no estado. Segundo a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), a medida, que entrou em vigor nessa terça-feira (6), foi tomada devido ao pagamento do auxílio emergencial do governo federal.

Com a nova regra, o horário de atendimento das agências inicia às 8h, em todo o Maranhão, para que haja diminuição do fluxo de pessoas nas agências e loterias.

A flexibilização do horário de funcionamento foi solicitada por causa do Auxílio Emergencial 2021, cujo pagamento da 1ª parcela começou nesta terça e, também, das folhas de pagamentos municipais e estaduais e o pagamento do 13º salário.

“Com esta medida, visamos minimizar a concentração de pessoas, assim como contribuir com as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus”, afirmou o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

Nova Portaria

A Portaria nº 63/2021, publicada na última segunda-feira (5) pela Seinc, alterou, também, o horário de funcionamento de supermercados, mercados, quitandas e congêneres na Grande São Luís, até o dia 11 de abril.

Segundo o último decreto do governo do estado, o comércio na Grande Ilha deveria funcionar das 9h às 21h, regra que valeria até o domingo, 11 de abril. Porém, a nova portaria da Seinc, altera essa parte do decreto.

De acordo com a portaria, o novo horário de funcionamento permitido será das 6h (abertura) até às 0h (fechamento), desde que respeitadas as normas sanitárias em vigor.

Segundo o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a determinação ocorreu após diálogo do Governo do Maranhão com o setor, levando em consideração o aumento do fluxo nestes estabelecimentos.

“Nós fizemos esta alteração com o intuito de dar maior flexibilidade aos estabelecimentos e mais horários à população para que não haja aglomeração nem tumultos. É desta forma, dialogando com a classe empresarial e o povo, que nós continuaremos dando resposta à sociedade maranhense”, acrescentou o secretário.

Coronavírus no Maranhão

Pela quinta vez consecutiva, o Maranhão superou a marca de 40 mortes diárias pela Covid-19. Nesta terça-feira (6) foram 43 óbitos registrados e 770 novos casos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Ao todo, o Maranhão tem agora 6321 óbitos e 245.765 casos de Covid-19. Dos novos casos registrados nesta terça (6), 152 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 54 em Imperatriz e 564 nos demais municípios do estado.

Os casos ativos, ou seja, pessoas que estão atualmente em tratamento contra a Covid-19, chegaram a 16.276. Desses, 14.702 foram orientados a estar em isolamento domiciliar, 951 estão internados em enfermarias e 623 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA