Governo começa a distribuir sexto lote da CoronaVac aos municípios do Maranhão

Distribuição de 33.400 doses começou nesta quinta-feira (11) para os municípios que atingiram a meta de vacinação. De acordo com a secretaria de Saúde, São Luís já recebeu mais de 5 mil novas doses do imunizante.

Secretaria de Estado da Saúde (SES) começa a distribuir novo lote de vacinas CoronaVac. — Foto: Divulgação/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou nesta quinta-feira (11), a distribuição do 6° lote de vacinas CoronaVac, imunizante usado contra a Covid-19. As 66.800 doses chegaram na quarta-feira (10) ao Maranhão.

Das doses recebidas, apenas 33.400 serão entregues, já que são referentes a 1ª dose da vacina. As outras, serão distribuídas em um intervalo de 14 a 28 dias, quando a 2ª dose é aplicada.

A distribuição está sendo feita aos municípios maranhenses com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA). São Luís foi o primeiro município a receber o imunizante. Ao todo, 5.380 doses foram destinadas à capital maranhense.

De acordo com Tayara Pereira, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, São Luís foi a primeiro município a receber as doses devido ter atingido mais de 70% da aplicação das doses que já haviam sido recebidas anteriormente.

A superintendente explica que Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, também vai receber logo as doses da nova remessa devido ao panorama da Covid-19 no município.

“O município de São Luís, por ter atingido mais de 70% das doses já aplicadas em relação às doses distribuídas, está recebendo as novas doses da CoronaVac. Além da quantidade exata do público alvo, orientado pelo Ministério da Saúde, vai receber também 5% a mais de doses, assim como o município de Imperatriz, considerando o panorama atual da Covid-19 nessas localidades. Visto o aumento do número de casos positivos, da taxa de ocupação hospitalar e do número de óbitos em decorrência da doença”, explica Tayara Pereira.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses devem ser aplicadas em pessoas a partir de 75 anos. Além disso, também poderão ser vacinados, profissionais da saúde e idosos de 75 a 84 anos.

Municípios fora da meta

Até a quarta-feira (10), 14 municípios maranhenses ainda não haviam atingido a meta de aplicação de 60% das doses recebidas. O decreto estadual em vigor no Maranhão desde a última sexta-feira (5), determina que as cidades só vão receber novos lotes da vacina, quando atingirem a meta.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma que está acompanhando o trabalho nesses municípios para que o processo de vacinação possa caminhar de forma mais rápida.

Vacinação no Maranhão

Desde janeiro, o Maranhão já recebeu oito remessas de vacina contra a Covid-19, sendo seis da Coronavac e duas da Astrazeneca. No total, o estado já recebeu 514.840 doses.

Dos imunizantes, cerca de 417 mil foram da Coronavac e 98 mil foram da vacina Astrazeneca, produzida em parceria entre a Oxford e a Fiocruz .

Ao todo, 360.459 doses de vacina já foram distribuídas para os municípios maranhenses e 266.081 doses já foram aplicadas. Dessas, cerca de 200.452 correspondentes à primeira dose. Por G1 MA — São Luís, MA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA