Diretoria recebe o prédio sede da Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos

O terreno do Prédio foi uma doação do Município de Viana em 2017, para a Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos, concretizada pelo então Prefeito Municipal Magrado Barros. Logo que assumiu a Presidência da AVL, a Dra. Fátima Travassos dialogou com o então Prefeito Municipal de Viana, dada a importância da presença efetiva da Academia para a cidade, cujo pleito foi acolhido e encaminhado, pelo Prefeito, o Projeto de Lei, acompanhado de Justificativa, à Câmara Municipal, pedindo autorização para a efetivação da doação. O que foi por unanimidade aprovado e sancionada a Lei Municipal nº 457/2017 de 29/06/2017, pelo então Prefeito Municipal Magrado Aroucha Barros.

O projeto arquitetônico teve a colaboração do empresário Benito Filho, cujo projeto foi aprovado pelos acadêmicos da Academia Vianense de Letras, bem como pelos órgãos competentes junto ao município e ao CREA. O responsável técnico fiscal da obra da AVL teve a colaboração do Engenheiro Batista Luzardo Pinheiro Barros Filho.

A AVL construiu esse prédio, preservando os traços arquitetônicos do centro histórico colonial de Viana, à semelhança do antigo casarão do Patrono da AVL Ozimo de Carvalho, (uma morada construída em 1835).

O prédio resgata assim parte da história de Viana. E hoje o prédio-sede atende as necessidades para o funcionamento da AVL, com espaços próprios a sua finalidade.

As tratativas junto ao Governo do Estado tiveram início ainda em 2018. Esse projeto aprovado foi construído sob a regência da Lei de Incentivo à cultura, Lei nº 9.437/2011, regulamentada pelo Decreto nº 27.731/2011 e Resolução nº 01/2012, sob o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado, em três etapas, no prazo de 326 dias. E o patrocínio desses recursos veio do Mateus Supermercados S/A.

O lançamento da pedra fundamental ocorreu em 26 de julho de 2019, com o início da primeira etapa do projeto de construção em 01 de agosto de 2019 e finalização em 60 dias, no dia 30 de setembro de 2019. Já a segunda etapa, teve início em 24 de janeiro de 2020 e foi finalizada em 116 dias, no dia 18 de maio de 2020.

A terceira etapa teve início também em 2020, no dia 03 de novembro, e foi concluída em 150 dias, no dia 01 de abril de 2021, com recebimento definitivo na data de ontem, 15 de abril, com a presença do Prefeito Municipal de Viana, o Sr. Carlos Augusto Furtado Cidreira, acompanhado da Primeira Dama, a Sra. Cleisane Machado Nunes Cidreira, da Secretária de Educação do Município, a Sra. Cleicy Machado, do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Viana, o Sr. Nélio da Paz Muniz Barros Júnior e da assessoria de Comunicação da Prefeitura. Estiveram presentes os Acadêmicos: a Presidente Dra. Fátima Travassos, a Vice-Presidente Prof.ª Vitória Santos, a 1ª Secretária Prof.ª Laurinete Coelho, a Prof.ª Graça Cutrim, o Doutor Raimundo Franco, o empresário Geraldo Costa; além do engenheiro civil Batista Luzardo Filho e representantes da Maracu TV.

A Presidente da AVL Dra. Fátima Travassos, acompanhada por acadêmicos da AVL, fez uma visita de cortesia ao Prefeito Municipal de Viana, o Sr. Carlos Augusto Furtado Cidreira, cuja reunião foi produtiva. Após a visita, todos seguiram para o prédio-sede da AVL onde presenciaram o recebimento, pela Presidente, da obra concluída.

Assista à reportagem produzida pela TV Maracu | Record

Prestes a completar 19 de sua fundação, a Academia Vianense de Letras Patrona Anica Ramos vive esse momento histórico de conquista da sua Sede própria que será inaugurada em data ainda a ser marcada com a Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura Municipal de Viana, na cidade de Viana, passando a integrar o patrimônio artístico e cultural da cidade de Viana, a serviço da literatura e das artes, fortalecendo e desenvolvendo a cultura vianense. Fonte: Portal da AVL

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA