‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ vai estimular negócios no Maranhão em momento de crise nacional

A ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’, iniciativa pioneira do Governo do Maranhão que começa nesta terça-feira (16) em São João dos Patos, será um importante instrumento para os empreendedores do estado num momento de grave fragilidade econômica nacional.

“A iniciativa de aproximação e apoio vem em um momento de crise em que estamos trabalhando com muito sacrifício. Acho importante esse esforço do governo para dialogar e criar oportunidades”, diz Maria Nazaré Ribeiro Coelho, empresária e presidente do Rotary Club do município de São João dos Patos.

Para o presidente da loja Maçônica da cidade, José Raimundo da Silva, o apoio do governo é fundamental para o incremento do empreendedorismo na região: “Nesse momento de dificuldades e de crise econômica nacional, todo movimento de apoio e diálogo é importante”.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo comerciante José Silva Ribeiro: “Com certeza vamos participar da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ esperançosos para aprofundar o diálogo com o governo. O momento de crise nacional exige fortalecimento das parcerias”, diz.

“Há grande expectativa dos empreendedores da nossa região para a realização dessa caravana, todos estão muito mobilizados para aproximar ainda mais o diálogo com o governo”, afirma Jardel Miranda, superintendente da Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) na região.

Um dos destaques da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ é o ‘Programa Maranhão Juros Zero’, que possibilitará que as empresas levantem, com juros subsidiados pelo Governo do Estado, até R$ 92 milhões, por meio de aproximadamente 18,5 mil operações de crédito.

O evento é voltado para empresários de todos os perfis, do micro ao grande, para que tenham acesso a informações relativas a serviços do setor e possam estreitar a relação com a gestão, conhecendo programas e sendo beneficiados com uma série de ações, enumera o titular da Segov, Antônio Nunes. “Na caravana, os secretários estarão disponíveis para conversar com o empresariado de forma direta e transparente”, explica o secretário. O número de empresas em atividade nestas cidades foi o critério para escolha nesta etapa da ação.

Para o Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ vai ampliar o diálogo do governo com o empresariado, já fortalecido por meio do Conselho Empresarial. “Nós nos reunimos permanentemente com representantes de diversas classes empresariais. Na Caravana, vamos apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e ouviremos as demandas do empresariado”, afirma Simplício.

Depois de São João dos Patos, a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ vai parar em mais 19 cidades de todas as regiões do Maranhão. A ação – coordenada pela Secretaria de Governo – também vai impactar os municípios vizinhos, envolvendo dezenas de cidades.

Serviços e ações

Dentro da organização regional para realização das Caravanas, a Secretaria de Governo (Segov), coordenadora da ação, prevê a participação de cerca de 80 cidades maranhenses reunidas nas 20 cidades-sede.

Com o objetivo de divulgar as ações do governo e estimular o empreendedorismo, além de levar serviços de diversas secretarias de Estado, a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ propicia um diálogo direto entre os empresários e titulares das pastas. Entre elas, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), além da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).

Dezenas de ações serão desenvolvidas durante os dois dias de ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ em São João dos patos e demais municípios.

No primeiro dia, empreendedores terão oportunidade de dialogar com secretários do governo. No segundo dia, serão oferecidas oficinas, palestras, ações para micro e pequenas empresas, oportunidades de regularização de documentos, balcão de atendimento e outros serviços.

A Seinc levará programas para promover um ambiente favorável aos negócios no Maranhão, a exemplo do ‘Maranhão Mais Produtivo’, com oportunidades para micro e pequenas empresas. A iniciativa também inclui esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa de Compras e de acesso aos Parques e Distritos Industriais maranhenses.

Já a Sefaz disponibilizará informações fiscais e oficinas voltadas para Agricultores Familiares, Empreendedores, a classe de Contadores, Comerciantes e Cidadãos Maranhenses.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, levará aos empreendedores informações básicas sobre o processo de licenciamento ambiental. “Importante que o empreendedor aproveite a presença da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ para buscar a sua regularidade ambiental. Ela poderá ser o diferencial da empresa em relação às demais”, explica o titular da Sema, Marcelo Coelho.

Já a Jucema vai oferecer serviços como emissão de guias, abertura, alteração e baixa de empresas; orientações para microempreendedores, orientações sobre registro mercantil e consulta a processos.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, acredita que a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ é um instrumento de aprimoramento e de estreitamento do relacionamento com os empresários. Para ele, é um momento importante para empreendedores e todos aqueles que sonham em abrir o próprio negócio.

“E o que é melhor: no próprio local de atuação do empresário, já que vamos percorrer diversos municípios maranhenses levando serviço e orientação, ouvindo e trocando ideias com os empreendedores. São inegavelmente medidas importantes para apoiar o desenvolvimento empresarial do nosso estado, melhorando o ambiente de negócios do Maranhão”, diz Sombra.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA