Nonato Reis lança o seu quinto livro: Os Sinos da Matriz

“Os Sinos da Matriz” é o quinto livro de Nonato Reis. Antes ele havia escrito, pela ordem: “Lipe e Juliana”, “A Saga de Amaralinda”, “A Fazenda Bacazinho” e “Ossos do Ofício”. Desde que estreou na literatura, em 2017, o jornalista e escritor vianense não parou mais de produzir, e todos os anos promove pelo menos um lançamento editorial.

Em “Os Sinos da Matriz”, o autor oferece uma coletânea de 40 textos, entre crônicas e contos ambientados em Viana, no entorno da Praça da Matriz, e no Ibacazinho, comunidade histórica, formada na esteira da catequese jesuítica, à beira do lendário rio Maracu, berço do escritor.

Conhecido pelo estilo ágil, que herdou do exercício profissional em redações de jornal, Nonato Reis, neste livro, brinda o leitor com uma leitura leve, agradável e dinâmica, que transita, ora por caminhos essencialmente imaginários, ora por terrenos objetivos. Nas homenagens aos padrinhos Sebastião e Ceciliana Furtado e também aos ilustres vianenses João Gato, Chico Travassos e Belarmino Gomes, sobressai a figura do memorialista, que resgata fatos do passado para realçar o seu olhar interior.

Já nos textos de cunho puramente literário, como “Encontro à Meia-Noite na Matriz”, “A Menina e o Carteiro” e “O Evangelho Segundo um Mortal” (contos), Nonato Reis dá vazão ao ficcionista, que lança mão de recursos sensoriais, para impor realismo a histórias e personagens.

E há também textos de fundo histórico, como a crônica que embasa o título do livro. Em “Por que dobram os sinos da Matriz”, a narrativa conjuga ficção e realidade num tecido sedutor, que transporta o leitor para as origens da própria cidade, ao resgatar fatos que marcaram a memória dos vianenses, como a aquisição dos sinos em Lisboa, ainda no século XIX, a sua comercialização ilegal nos anos 70 e a posterior mobilização social, que culminaria com a volta dos equipamentos à Igreja Matriz de Viana.

Divulgação

Por todos esses ingredientes e outros tantos que caracterizam a obra de Nonato Reis, “Os Sinos da Matriz” é um livro destinado a encantar o leitor. Seja pela leveza do estilo literário, pela grandiosidade dos personagens descritos ou ainda pelo simbolismo dos fatos histórico.

SOBRE O AUTOR

Nonato Reis é jornalista e escritor. Nasceu à beira do rio Maracu, na comunidade do Ibacazinho/Viana. Trabalhou como articulista do Jornal Pequeno (2011 a 2017) e correspondente da Folha de S. Paulo, em 1993. Já publicou quatro livros: Lipe e Juliana e A Saga de Amaralinda (romances) e A Fazenda Bacazinho e Ossos do Ofício (crônicas). Prepara-se para publicar em 2022 o livro de memórias “Lembranças de Repórter”.

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *