Apagão deixa todo o Maranhão sem energia

Segundo a Cemar, o apagão foi provocado por uma falha em um suprimento da Eletronorte.

Em São Luís, semáforos desligados por conta do apagão causaram transtornos no trânsito (Foto: Magno Maia)

Por G1 MA, São Luís

A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) confirmou que o apagão registrado por volta das 15h45, desta quarta-feira (21) atingiu todos os 217 municípios do estado do Maranhão. Segundo a Cemar, o apagão foi provocado por uma falha em um suprimento da Eletronorte.

Em São Luís, semáforos desligados por conta do apagão causaram transtornos no trânsito  (Foto: Magno Maia) Em São Luís, semáforos desligados por conta do apagão causaram transtornos no trânsito  (Foto: Magno Maia)

Em algumas cidades a energia não retornou, segundo a CEMAR. Em São Luís, a energia começou a voltar por volta das 16h58. Veja a nota completa da CEMAR emitida às 16h42.

“Falha no suprimento de responsabilidade da Eletrobrás Eletronorte é a causa da falta de energia na rede básica e interrompe o fornecimento para os estados do Maranhão e Tocantins e parcialmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará. Neste momento somente parte da região de Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra e Barra do Corda estão com energia elétrica. Informações preliminares sinalizam que houve problemas na Usina Hidrelétrica de Belo Monte que fica no estado do Pará”.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também se posicionou sobre a falha a nível nacional. Foi informado que uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou a falha em várias regiões do Brasil. Confira a nota da ONS.

“Hoje, 20 de março, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA