A Academia Vianense de Letras elege novos membros efetivos

Desembargador José de Ribamar Fróz Sobrinho e a professora Laurinete Costa Coelho (Arquivo AVL)

A Academia Vianense de Letras – AVL, na noite do último dia 02 de abril, reunida em Assembleia Geral, elegeu, por unanimidade, o Desembargador José de Ribamar Fróz Sobrinho e a Professora Laurinete Costa Coelho, na categoria de novos membros efetivos.

A Academia Vianense de Letras – AVL dá as boas vindas aos novos membros efetivos!

O confrade José de Ribamar Fróz Sobrinho tornou-se o titular da cadeira de nº 33, patroneada por Antônio Hadade, enquanto a acadêmica Laurinete Costa Coelho ocupará a cadeira de nº 34, cuja patrona é Maria Antônia Gomes.

O processo eleitoral teve início com a publicação do Edital Eleitoral nº 001/2018-AVL, no site da Academia, que tornou pública a existência de duas vagas na categoria de membro efetivo, a serem preenchidas mediante a observância das regras dispostas no referido edital.

Após o período de inscrições (16 de fevereiro a 19 de março), a Academia instituiu uma Comissão Especial, formada pelos acadêmicos Lourival de Jesus Serejo Sousa, Joaquim de Oliveira Gomes e Elvemir Nunes Franco, que elaborou o Parecer Informativo nº 001/2018-CE/AVL, informando as condições de elegibilidade dos candidatos inscritos, o qual foi lido pela Presidente Fátima Travassos e submetido à apreciação de todos os acadêmicos presentes na ocasião da Assembleia Geral, sendo aprovado por unanimidade.

Os novos membros efetivos da AVL tomarão posse em Sessão Solene a ser realizada no próximo dia 05 de maio, no Salão de Convenções Caesars Palace, na cidade de Viana/MA, e contará com a participação de acadêmicos, familiares, autoridades locais e convidados.

Quem são os novos membros efetivos da AVL:

José de Ribamar Fróz Sobrinho: É vianense, filho de Jorrimar Lindoso Froz e Jaci Cutrim Froz, divorciado, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, professor do curso de Direito da UNICEUMA e ESMAM, Coordenador da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário no Estado do Maranhão, Membro da Comissão de Trabalho sobre Audiência de Custódia no Poder Judiciário do Estado do Maranhão e Presidente da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. É membro do Conselho Editorial da Revista da ESMAM. É autor de diversos artigos publicados no Jornal “O Estado do Maranhão” e em Informativos do Ministério Público do Estado do Maranhão. É Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil (Monografia: “Aspectos sobre os Aforamentos na Ilha de São Luís”). É especialista em Direito Ambiental e Políticas Públicas e Direito Civil. É Mestre em Direito Constitucional (Dissertação de Mestrado em Constituição e Sociedade, “Eficácia dos Direitos Fundamentais dos Encarcerados: A Situação Carcerárias no Brasil e a falência dos mecanismos formais e preservação de direitos”), e ainda, Doutorando em Ciências Jurídicas. Foi Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão; Diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão; Diretor das Promotorias de Justiça da Capital (2004-2006); Assessor de Procurador-Geral de Justiça (2006-2008); Exerceu a função de Promotor de Justiça Eleitoral; Foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão. Foi membro do Conselho Editorial da Revista do Ministério Público do Estado do Maranhão – Juris Itinera, dos vol. 05 e 06; e da Comissão Editorial da 2ª Edição da Coletânea de Leis do Ministério Público do Estado do Maranhão. Ministrou diversas palestras e cursos na área jurídica em diferentes estados brasileiros, e também, nas cidades de Salamanca e Madri, na Espanha. Participou de diversos Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros e Reuniões na área jurídica, em diferentes estados brasileiros, e também, na cidade de Lisboa, Portugal. Recebeu diversas Medalhas de Mérito; Títulos de “Cidadão Caxiense” e “Cidadão Pinheirense”; Medalha de “Ordem do Mérito Judiciário Militar”, do Superior Tribunal Militar – STM; Medalha de “Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho”, homenagem no grau de Grande-Oficial, do Tribunal Regional do Trabalho – TRT.

O novo acadêmico Fróz Sobrinho recebeu a notícia da eleição e externou sua satisfação em integrar a AVL:

“Obrigado pelo carinho de todos e todas! Estou grandemente honrado por fazer parte da Academia Vianense de Letras! Agradeço a cada confrade e confreira que me agraciaram com o voto de confiança! No dia 05 de maio vamos fazer uma grande festa à altura da Academia e de toda a história da nossa querida cidade de Viana e dos nossos amados conterrâneos e familiares!”  (Fróz Sobrinho)

Laurinete Costa Coelho: É vianense, filha de Benito Martins Coelho e Maria Celeste Costa Coelho, solteira, servidora pública municipal, atualmente ocupando o cargo de Superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do município de Viana/MA, educadora, Licenciada em História, escritora, poetisa, historiadora, colunista da rádio e TV Maracu, locutora. Foi Diretora Regional de Educação, Coordenadora Local do Projeto Santo de Casa faz Milagres (Viana do Castelo – Portugal) e Griô Aprendiz, Secretária de Meio Ambiente do Município de Viana.

Desenvolveu atividades culturais/literárias na cidade de Viana/MA, e também o Projeto Educação para as relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, em Viana do Castelo, Portugal. É autora da obra “Cordel de Lançamento – As Origens de Viana”, publicada em 2009, com os fins de incentivar a leitura e a aprendizagem da História de Viana, de forma mais dinâmica e lúdica. Escreveu contos, sambas-enredos, crônicas e poesias, como “Viane-se, Poeme-se”. Em processo de edição, a obra “Entre a Emoção e a Razão”, de sua autoria, será lançada em breve.

Após notícia de sua eleição, expressou aos acadêmicos:

“Quanta honra, quanto mérito fazer parte deste seleto grupo! O momento agora é oportuno para o imenso agradecimento e aplausos pela condução dos trabalhos relevantes que a AVL traz para Viana. Parabéns a mim, ao companheiro eleito, à Presidente e aos demais confrades e confreiras que fazem parte desta Academia de Letras.” (Laurinete Costa Coelho)

ABAIXO IMAGENS DOS ACADÊMICOS DURANTE A VOTAÇÃO DO DIA 2/4/2018

Fonte: Portal da Academia Vianense de Letras (AVL).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA