Maranhão recebe doses da vacina contra Covid-19 para crianças; SES iniciará vacinação nesta sexta (14)

A SES irá vacinar, em um ato simbólico, uma criança indígena e uma criança com comorbidade, atendida no Shopping da Criança, em São Luís. A solenidade marcará o início da imunização do público infantil no Estado.

Por g1 MA

Maranhão recebe doses da vacina contra Covid para crianças; SES iniciará vacinação nesta sexta-feira — Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante

O Maranhão recebeu, no fim da manhã desta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. Nesta primeira etapa, o Estado recebeu, do Ministério da Saúde, 50 mil doses do imunizante da Pfizer, específico para a vacinação infantil.

Com a chegada da vacina, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou que iniciará, ainda nesta sexta, a imunização do público infantil no Estado, com um ato simbólico. A SES irá vacinar uma criança indígena e uma criança com comorbidade, atendida no Shopping da Criança, em São Luís. A solenidade será realizada a partir das 15h.

Recuperado da Covid-19, o governador Flávio Dino afirma que estará presente no início do esquema vacinal pediátrico.

As doses pediátricas da Pfizer chegaram ao Maranhão, por volta das 11h30, no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), parte das doses serão distribuídas, ainda, nesta sexta, para as cidades da Grande Ilha (São Luís, São José Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). E, a partir deste sábado (15), as demais doses serão enviadas para os outros municípios do Estado, por via aérea e terrestre. A logística será a mesma utilizada para distribuição do imunizante para Covid-19 para os demais grupos.

O Ministério da Saúde fará a entrega de doses semanais até contemplar aproximadamente um milhão de crianças no Maranhão nesta faixa etária. A expectativa da SES é que a aplicação da primeira dose da vacina para crianças entre 5 e 11 anos seja concluída até o mês de março.

De acordo com estimativa do IBGE, em 2021, calcula-se que, no Maranhão, haja cerca de 822.908 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.

Por meio das redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, fez um apelo para que os pais e responsáveis levem as crianças para receber a imunização.

“Faço esse apelo para aqui aos pais e responsáveis, levem seus filhos para e vacinar. É seguro, está testado e vai garantir a proteção de nossas crianças contra a Covid-19. Nesse primeiro momento, o público específico é para indígenas, quilombolas e crianças com comorbidades e com deficiência. E não precisa ter desespero, a gente vai receber, semanalmente, doses de vacina. E a gente vai ter condição de vacinar todas as crianças até o cinco anos de idade. E faço esse pedido, mais uma vez reforçando, a pais responsáveis, leve sua criança, imunize e fortaleça contra a Covid-19. Eu tenho certeza que assim a gente vai vencer a pandemia”, destacou Carlos Lula.

CONTINUE LENDO:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIANA