Uma pesquisa do IBOPE Inteligência mostra que 56% dos eleitores brasileiros afirmam que as mídias sociais têm algum grau de influência na escolha de seu candidato presidencial na próxima Ueleição, em 2018. Para 36%, as redes têm muita influência.
As mídias tradicionais aparecem em mesmo patamar das redes sociais/internet (56%). Nenhum outro meio testado pelo IBOPE Inteligência recebe mais citações, nem mesmo a família ou amigos, que sempre apareciam em primeiro lugar em pesquisas sobre as principais fontes de informação utilizadas para a tomada de decisão do voto. A maioria absoluta diz que os partidos, políticos, igrejas e artistas/celebridades não exercem nenhuma influência na escolha do candidato.
Os meios digitais exercem mais influência entre o público jovem: no eleitorado de 16 a 24 anos as mídias sociais têm 48% de “muita influência” eleitoral, contra 41% da mídia tradicional.
Conversa com amigos chega a 29% de “muita influência” para escolha do candidato a presidente, contra 27% das conversas com parentes. Movimentos sociais alcançam 28%. A seguir aparecem partidos (24%), políticos influentes (23%), líderes religiosos (21%) e artistas e celebridades somados (16%).
(Fonte: Ibope Inteligencia)