Dados são do último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na quarta-feira (13). O ‘lockdown’ (bloqueio total) na Grande Ilha pode estar relacionado com a queda.

Por G1 MA — São Luís, MA
A taxa de letalidade da Covid-19 caiu 6,5% no Maranhão, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na quarta-feira (13). Em 13 de abril, a taxa chegou a 11,30% e um mês depois, o número caiu para 4,80%.

A redução pode ser o reflexo de algumas medidas adotadas na Grande Ilha de São Luís, como o ‘lockdown’ (bloqueio total), que chegou ao seu 10º dia nesta quinta-feira (14). O boletim aponta que nas últimas 24 horas, foram registrados 138 casos do novo coronavírus e 18 mortes nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Raposa. Já Paço do Lumiar não registrou nenhuma morte.
Para diminuir ainda mais estes números, as autoridades do estado informaram que o trabalho de fiscalização e combate à doença será reforçado. O governo, por exemplo, antecipou o feriado de 28 de julho, dia da adesão do Maranhão a Independência do Brasil, para esta sexta-feira (15) e a Justiça determinou que o ‘lockdown’ fosse prorrogado até domingo (17) para os quatro municípios da Grande Ilha.
Procura por leitos pode cair
O governo acredita que com a diminuição do número de casos, a procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode apresentar uma queda. De acordo com a SES, ao todo, o estado possui 296 leitos de UTI distribuídos na capital e em municípios do interior do estado.

Em São Luís, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 87,56%. Dos 201 que foram ofertados, apenas 25 estão disponíveis. Já em relação aos leitos de enfermaria, a taxa chegou a 85,50% e dos 531 leitos, somente 77 estão livres.
O hospital de campanha para casos da Covid-19 que está sendo instalado no Multicenter Sebrae em São Luís, deve ser entregue neste fim de semana. Ao todo, serão 200 leitos entre enfermarias e UTIs.