Aos 88 anos, morre no Rio de Janeiro, vítima de AVC, o ator e diretor Milton Gonçalves

Aos 88 anos, morreu nesta segunda-feira (30)  o ator Milton Gonçalves. Segundo a família, ele morreu em casa por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC, em 2020.

Milton fez mais de 40 novelas, atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de “Irmãos Coragem”, “A Grande Família” e “Escrava Isaura”.

Milton Gonçalves começou a carreira em São Paulo, como gráfico e um dia, após assistir à peça A Mão do Macaco, a convite do ator Egídio Écio, saiu maravilhado. Tratou de entrar logo para um clube de teatro amador, do qual passou para um grupo profissional. Um novo diretor carioca procurava um ator para fazer um Preto velho na peça Ratos e Homens. O diretor era Augusto Boal e, o grupo, o Teatro de Arena de São Paulo.

Lá encontrou Gianfrancesco Guarnieri, Flavio Migliaccio, Oduvaldo Viana e outros que estudavam história do teatro, impostação de voz, postura, filosofia, arte e política, dando início à carreira artística.

Milton escreveu quatro peças, uma delas montada pelo Teatro Experimental do Negro e dirigida por Dalmo Ferreira. “Ali aprendi tudo o que sei sobre teatro. Foi fundamental para a minha compreensão do mundo.”

Militante do movimento negro, chegou a tentar a carreira política, ao candidatar-se a governador do estado do Rio de Janeiro, em 1994.

Gonçalves foi também o primeiro brasileiro a apresentar uma categoria na cerimônia de premiação do Emmy Internacional em 2006. Participou do especial Chico Eterno, que foi uma homenagem ao mestre do humor Chico Anysio, ao lado de Maurício Sherman, Fernanda Montenegro, Nizo Neto, Orlando Drummond, Boni, Quinzinho melhor amigo de Chico, esse programa foi gravado através da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará.

Foi homenageado no carnaval de 2021 pela Acadêmicos de Santa Cruz, com o enredo “Axé, Milton Gonçalves! No Catupé da Santa Cruz”.

(Com informações da CBN e Wikipedia)

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.