Escolas de taipa foram erradicadas. Todas reformadas e equipadas, mas na Zona Rural estão fechadas, tomadas pelo mato e sem previsão de aulas.
Pais e alunos da rede pública de ensino da Zona Rural e dos Campos no município de Viana (MA) reclamam que estão sem aulas e que o semestre vem chegando na metade e que sem previsão, escolas estão fechadas com mesas e cadeiras sem uso e turmas sem professores.
A nossa reportagem percorreu algumas escolas em povoados próximos à sede, entre eles, Bacurizeiro, Prequeú, Ricôa, Esperança, Tabareuzinho, São Pedro e Santeiro e constatou com imagens que as unidades estão abandonadas e tomadas pelo matagal.
Alunos, pais e professores, vez por outra aparecem em frente às escolas, talvez se perguntado o porquê da ausência das aulas.
Na unidade escolar do Povoado Ricôa, um inocente cãozinho foi encontrado perambulando pelas dependências da escola, mas não existem professores, nem a alegria e algazarra dos alunos, tampouco merenda escolar para preencher o triste vazio do abandono e do descaso com aqueles que vão fazer o futuro do País.
Até na sede a tradicional Escola Estevam Carvalho, a ausência de professores tem sido motivo de preocupação e reclamação de pais, que elegam que o próprio diretor está sendo obrigado a ministrar aulas.
Uma mãe que solicitou para não ser identificada desabou sua preocupação a respeito da situação que vive com seus filhos longe da escola por falta de professores. “É revoltante deixar a nossa escola novinha assim abandonada e com mato na porta. “No ano passado tinha aula e merenda escolar todos os dias. Na condição que está não pode ficar. Meus filhos estão em casa sem nada para fazer. Isso nos revolta porque o certo é que nossos filhos devem estar na escola para aprender. Pois para eles aprender e ter um futuro melhor são necessária educação”, desabafou.
As aulas da rede municipal iniciaram no dia 13 de fevereiro, somente na sede. Enquanto isso, a Zona Rural segue sem previsão do inicio das aulas e os pais vivem uma situação delicada com seus filhos longe das salas de aula.
Alguns pais e moradores já se mobilizam nas redes sociais e se preparam para seguir em romaria e bater um tambor ou ligar uma sirene em frente ao Ministério Público pra ver se alguém acorda do sono profundo dentro dessa entidade em Viana.
VEJA O QUADRO ATUAL DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DE VIANA
E suas excelências, nossos vereadores – eleitos para defender o povo -, também vão acordar desse sono profundo enquanto Viana caminha a passos de caranguejo? Hoje tem sessão na Câmara. Seria bom os eleitores darem uma passadinha por lá.
ACORDA, MACHO VELHO!!!