Maranhão alcança 5ª posição em ranking brasileiro de produção de pescado

Segundo Associação Brasileira da Piscicultura, o estado produziu 48 mil toneladas; Principal espécie cultivada é o tambaqui, com mais de 90% da produção.

Maranhão alcança 5ª lugar no ranking brasileiro de produção de pescado — Foto: Divulgação

O Maranhão está no 5° lugar do ranking brasileiro de produção de pescado, de acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR). O estado produziu 48 mil toneladas.

No estado, a principal espécie cultivada é o tambaqui, com mais de 90% da produção. No entanto, espécies como a curimatã (peixe nativo), tilápia e panga (exóticos) e os híbridos do tambaqui (tabatinga e tambacu) também são produzidos pelos piscicultores.

Ainda de acordo com o Peixe BR, publicado em 2021, o Maranhão figurou como o terceiro produtor brasileiro de peixes nativos no ano de 2020, à frente de Pará e Amazonas, com uma produção estimada de 40.800 toneladas, 5,94% maior que a de 2020.

A maior parte dos peixes de cultivo é comercializada de forma direta na própria região de cultivo, na porteira, geralmente vivo, ou, de forma indireta, para atravessadores, que levam este pescado para outras regiões, geralmente inteiros e em caixas com gelo. Por G1 MA — São Luís

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.