O Governo do Maranhão realiza a entrega do Hospital Regional Dr. Antônio Hadade, em Viana, neste sábado (20). A unidade será referência ao tratamento de pacientes com COVID-19, que necessitam de internação hospitalar.
O novo hospital vai atender pacientes encaminhados por unidades municipais de saúde da região, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos. A unidade conta com 38 leitos clínicos e 6 de UTI.
O cuidado aos pacientes será realizado por equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagens, entre outros.
A nova unidade receberá pacientes dos municípios de Viana, Cajapió, Bacurituba, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer.
Homenagem
Falecido em 1988, o vianense Antônio Hadade foi um dos grandes responsáveis pelo avanço e aperfeiçoamento da Medicina no Maranhão. Graduado em 1952 pela antiga Faculdade de Medicina da Bahia, antes de fixar residência definitiva em São Luís, Antônio Hadade retornou a Viana, onde prestou assistência médica à população local por alguns anos.
Como profissional voltado ao estudo, Antônio Hadade tornou-se membro da Associação Americana de Cirurgiões. Deve-se a ele, também, a implantação da residência médica no Maranhão.
Patrono da Academia Vianense de Letras (AVL), cadeira n 33, cujo titular é o Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, o médico chegou a ocupar o cargo de secretário de Estado da Saúde do Maranhão. (Fotos: Jardel Scot/Secap)