Engenheira Química da Baixada Maranhense participa de importante pesquisa de um biomarcador para diagnóstico de câncer de próstata.

Estudos desenvolvidos em parceria com pesquisadores Norte-Americanos, que tem o objetivo de desenvolver métodos analíticos para diagnosticar e tratar o câncer de próstata pela análise da urina de pacientes.

A aluna de mestrado Anízia Durans do programa de pós-graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Anizia Furtado Durans, engenheira química, nascida em Santa Helena no Maranhão, acabou de publicar artigo de sua pesquisa na revista de Química analítica mais conceituada a nível mundial, a Analytical Chemistry.

O projeto de pesquisa foi orientado por um dos mais importantes quimiometristas do Brasil, o Dr. Waldomiro Borges Neto e teve como objetivo desenvolver um biomarcador para diagnóstico do câncer de próstata com a utilização apenas da urina do paciente, usando espectrometria de massas por ionização por spray de papel (PSI-MS) e quimiometria.

A pesquisa foi registrada em parceria com pesquisadores do College of Medicine da University of Florida/Gainesville no Estados Unidos e traz uma promissora ferramenta a ser utilizada em análise clínica para o diagnóstico do câncer de próstata.

Ela foi desenvolvida no Laboratório de Metabolômica, do professor Timothy J Garrett, do Department of Pathology, Immunology and Laboratory Medicine. (Blog do Claudio Lima)

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.