Família lança livro de Sebastião Furtado em São Luís e em Viana

A família do saudoso Sebastião Furtado fará o lançamento do livro “Histórias de minha vida”, de cunho autobiográfico, no dia 20 de janeiro, às 19h30, no auditório da Livraria AMEI, no São Luís Shopping. Dois dia depois, dia 22/01, relançará o livro em Viana, no sítio de Sueli Veloso.

Escrito em primeira pessoa pelo próprio Sebastião Furtado, o livro lança luz sobre uma série de acontecimentos que marcaram a vida do autor, desde o nascimento e a infância em Viana, o estudo das primeiras letras, a luta árdua no campo, na companhia do pai, Antoninho Furtado, a vinda para São Luís e o ingresso no Seminário Santo Antônio. Depois o retorno para Viana, o casamento com Ceciliana Furtado, a companheira de toda vida.

Há passagens marcantes, como o período em que exerceu a função de vaqueiro da santa padroeira de Viana, Nossa Senhora da Conceição, proprietária de uma vistosa fazenda de gado, o ingresso na política, onde exerceu dois mandatos de vereador e chegou a disputar uma eleição de prefeito.

Porém, a parte mais forte dessas memórias é quando ele trata da comercialização ilegal dos sinos da Igreja Matriz e a mobilização social que culminou com o resgate desses equipamentos e o seu desfile em carro aberto, na cidade, tendo Sebastião como um dos seus articuladores.

 “Histórias de minha vida” foi concluído antes da pandemia, mas teve o seu lançamento adiado em razão das dificuldades típicas do período. Sebastião sonhava lançar suas memórias numa grande celebração com seus amigos e parentes, porém, o destino frustrou seus planos.

Ele faleceu em fevereiro de 2021, aos 88 anos, uma semana após ter perdido a sua esposa Ceciliana, ambos vítimas da Covid. Restou à familia promover o lançamento da obra, como tributo a sua memória. A data de 20/01 foi escolhida por ser o aniversário do autor.

(Por Nonato Reis)

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

One thought to “Família lança livro de Sebastião Furtado em São Luís e em Viana”

  1. Com certeza será uma história muito interessante. Uma lição de vida inspiradoura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.