Dia Nacional do Patrimônio Cultural: conheça os principais bens culturais do Maranhão

Bens culturais reconhecidos no estado ajudam a preservar a riqueza cultural do Maranhão. Em comemoração a data, projeto especial com exibição de filmes será realizado em São Luís.

Bumba meu boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. — Foto: Divulgação/ Meireles Jr

Nesta terça-feira (17), é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que celebra os bens culturais do país que foram reconhecidos devido sua importância cultural para a sociedade. O Maranhão possui alguns destes patrimônios que através da sua história e riqueza, ajudam a contar parte da história do país.

São Luís, capital do Estado do Maranhão é reconhecida desde 1997, como cidade Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Centro Histórico de São Luís — Foto: Divulgação/Liliana Santana

A cidade recebeu o reconhecimento por conseguir conservar uma tradição cultural rica e diversificada, onde se destacam milhares de edificações distribuídas pelo seu traçado de cidade colonial portuguesa do século 18.

A rica coleção de azulejos presentes nas paredes dos casarões coloniais também ajudam a contar a história da cidade que, em 2021, completa 409 de fundação.

O município de Alcântara, cidade localizada a 30 km de São Luís, também guarda registros de um importante período histórico com seu patrimônio artístico, paisagístico e arqueológico. Em 1948, Alcântara recebeu o título de cidade Monumento Nacional, por meio do decreto federal.

Visão da praça e da igreja de São Matias, em Alcântara (MA) — Foto: Divulgação/Bruno Mendonça

Por Nelyane Gomes* — São Luís – Continue lendo AQUI.

admin

Jornalista (MTB - 918). Pós-Graduado em Design Gráfico pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Publicitário e Designer Gráfico. Membro da Academia Vianense de Letras (AVL) - Cadeira nº 20 - Patrono: Bispo Dom Hélio Campos. Edita o Blog Vianensidades desde 2007. CONTATOS: Email: [email protected] | Whatsap: 98 98461 2929

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.