Projeto de escola municipal de Viana recebe prêmio em Belém- PA

Sharing is caring!

A cerimônia aconteceu no teatro Sylvia Mendes no espaço cultural das docas, na noite de terça-feira 21 de junho de 2016, e contou com a presença de 90% dos municípios participantes classificados, do superintendente do IBAM, Paulo Tim, da coordenadora Tereza Barata, do representante do regional do BNDES e outras autoridades estaduais e municipais.

O evento teve uma abertura triunfal com um espetáculo específico, apresentado na abertura com abordagem dos temas do concurso. Em seguida, Paulo Tim fez uma rápida explanação do sucesso que o instituto obteve com os projetos inscritos. Segundo o superintendente, “superamos nossas expectativa em ter 140 candidatos, o que mostra o que nosso recado foi entendido e que os representantes do executivo e da sociedade civil estão focando na preservação do  meio ambiente”.

Para Paulo, este com concurso possibilitou um grande envolvimento social além de inculturar povos nos mais distantes rincões do País, por que neste curto espaço de tempo uma preocupação social da população  está despertando, e isso é muito positivo. Nos locais onde tinha desmatamento em excesso, hoje se combate com mais rigor; onde tinha nascente sendo agredida. hoje está preservada , sem falar de atitudes como oportunidades na área de sustentabilidade.

Um destaque na premiação foi também para a cidade paraense de Bragança que idealizou um projeto SALA VERDE que contribui com o reflorestamento e preservação de habitat naturais na região.

Viana foi destaque na noite de entrega dos prêmios, pois dos 14 projetos do estado, apenas o município da baixada teve uma boa colocação e recebeu prêmio de mérito pela elaboração da prática sustentável e de grande importância no seguimento. Foi uma vibração total na plateia que foi a única a representar o Estado.

Quem recebeu das mãos do representante do BNDS foi a diretora da escola Manoel Soeiro, Leila Cidreira, que agora carrega uma responsabilidade maior ainda sobre a implantação projeto ESCOLA VERDE.

Leila disse que este prêmio é uma demonstração do compromisso social que a escola tem para coma comunidade, mas é também um incentivo maior aos colaboradores que ajudaram diretamente no processo desde a sua germinação. E completou “nós agradecemos muito a todos mais em especial ao prefeito Chico Gomes que não mediu esforços para nos permitir representar Viana, neste evento fora do estado, fato que demostra a seriedade que nosso prefeito tem com a educação, desde a formação pedagógica como no campo específico” disse a diretora.

O técnico Sabino Neto que acompanhou a comitiva disse que a o Projeto Escola Verde favorece muito o envolvimento dos alunos, gerando renda e melhorando inclusive a merenda escolar. “Isso engrandece muito, porque é de fundamental importância, sendo ecologicamente correto e socialmente viável”, comentou.

Depois que a horta começou a produzir, outros professores e até diretores de escolas de cidades vizinhas já estiveram com o técnico Sabino para saber quais os itens necessários para construir a referida horta. Isso prova de que a ideia é um projeto piloto e pode ser uma grande referência na região.

 

Fonte ASCOM – SEMED – Fotos: Marco Antonio e Adilson Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *