Blog do Jornal Pequeno publica Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Viana

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta pública à matéria publicada  pelo Blog do John Cutrim, no dia 14/06/2016, compartilhado por outros blogs e redes sociais ligados a políticos de oposição  ao atual prefeito de Viana, Chico Gomes,  “Viana tira 0 e fica em último lugar no Ranking da Transparência do MPF” esclarecemos o que segue:

Viana, pela própria posição colocada, nota-se que ela é a de nº 189, de 217 municípios, ou seja, não é o último lugar como o texto induz ao leitor. Constam ainda mais 28 municípios depois. Claro que por ter inicial V, Viana aparece entre últimos municípios dos 189 citados.
Deveria o nobre blogueiro esclarecer qual a motivação de somente Viana ser colocada em último, sendo que dos outros 28 municípios piores em relação à transparência sequer foram citados na matéria do seu Blog.

Vale ressaltar, com o respeito aos leitores e a luz de uma informação verdadeira dos fatos, que o nosso site estava fora ar, por problemas que ocorreram em virtude de mudança de domínio no site www.viana.ma.gov.br. A responsabilidade do domínio fica a cargo da Secretaria Adjunta de Estado de Tecnologia e Informação (SEATI). O pedido de mudança de domínio foi feito em 27.04.2016, e somente hoje, 17/06 foi alterado – conforme protocolo anexo.

Nos causa estranheza esse tipo de veiculação, no mínimo tendenciosa e difamatória, sem sequer ouvir o contraditório, pois foi feito juízo de valor citando politicas públicas como saúde, infraestrutura e educação, setores dos mais bem avaliados e reconhecidos pela população local, haja vista que aproximadamente 3,6 anos atrás se encontravam em estado de abandono.

O prefeito de Viana, Chico Gomes, sempre pautou sua vida pública pela retidão e respeito com as verbas públicas. Como gestor de Viana, desde que assumiu em janeiro de 2013, tem demonstrado respeito pela LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e também a Lei de Responsabilidade Fiscal, fazendo religiosamente prestação de contas quadrimestral em sessões abertas na Câmara Municipal, fato nunca ocorrido em gestões vianenses anteriores, bem como aboliu o uso de cheques e os famosos saques na “boca caixa” que são a porta da corrupção.

Ora, gostaríamos antes de tudo, de convidar o nobre blogueiro para conhecer mais de perto como o Município de Viana evoluiu nesses 3,6 anos de mandato do Prefeito Chico Gomes.

Existe farta documentação da atual gestão, já o mesmo não podemos disponibilizar das gestões anteriores, pois até o presente momento sequer prestaram conta do ano 2012 no Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas a Controladoria Geral da União realizou uma Auditoria referente ao exercício 2012, e constatou diversas irregularidades, como: folhas de pagamento fantasmas, obras fantasmas, apropriação indébita de recursos, etc.

Na área da saúde, encontramos o setor em “coma”, em fase de calamidade pública testemunhada pelo Ministério Público Estadual. Reformamos e equipamos o hospital municipal, contratamos serviços de RX e ultrassom com aparelhos de última geração, com similares somente em São Luís ou Pinheiro. Contratamos médicos de diversas especialidades (ginecologista, urologista, oftalmologista, fonoaudiólogo, ortopedista, pediatra, dentre outras). Em nossa região somos referência, assim como mantemos um plantão de 24h com Clínico Geral – Obstetra e Pediatra. Hoje, de cada dez crianças que nascem em Viana, apenas três são vianenses, pois atendemos todos os municípios vizinhos entre eles, Penalva, Matinha, Cajari, São Vicente de Férrer, São João Batista, Pedro do Rosário e Olinda Nova.

O atual Governo do Estado lançou o “Programa Escola Digna”. Com esforço, planejamento, determinação e muito trabalho, a Prefeitura de Viana já erradicou todas as escolas de taipa e palha do município, o que nos causava vergonha, tanto a nós como a toda a Baixada e ao Maranhão. Portanto, Viana não será contemplada com esse programa do Governo Estadual. Com muito orgulho já reformamos e ampliamos 66 escolas, com carteiras novas, climatizadas e com merenda escolar.

Na área de infraestrutura, mas de 45 ruas já foram asfaltadas e outras estão ganhando pavimentação com asfalto de qualidade. O bairro Piçarreira, um dos maiores do município, esquecido há mais de vinte anos por gestões anteriores, hoje tem iluminação pública, água em todas as residências e o asfalto. O Bairro Campo Novo, era tratado apenas como uma invasão, no entanto nesta gestão, teve sua avenida principal asfaltada, ganhou iluminação pública, todas as casas já estão interligadas no Sistema de Abastecimento de Água, e neste momento está sendo perfurado um poço artesiano de 100 metros de profundidade que atenderá todo o bairro.

Agricultura Familiar, uma política fundamental de combate à pobreza, em Viana sempre foi abandonada e os agricultores não tinham mais esperança ou expectativa de obter alguma renda da sua terra. Hoje, nos honra muito ser um exemplo, Viana se tornou referência na baixada e no Maranhão, como exemplo de sucesso, atestado pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) http://vianensidades.blogspot.com.br/2016/06/modernizacao-de-unidades-de.html

Hoje, Viana conta com um Restaurante Popular Municipal, que foi construído com recursos próprios, e que também utiliza a nossa produção da agricultura familiar. Diariamente atendemos mais de 600 famílias, dentro do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional. Nossa população tem condições de fazer uma refeição nutritiva, balanceada e de qualidade por apena dois reais.

Outro grande avanço, foi a implantação do Viva Cidadão Vianense, que aliás, foi construído e equipado pela prefeitura, sendo subsidiado até hoje pela prefeitura em parceira com Estado, garantindo seu funcionamento.

Estamos lhe municiando de informações de forma que o nobre jornalista não cometa injustiças e equívocos diante de pessoas que não convivem com a sua opinião.
Seria sensato que quando fosse escrever uma matéria tomasse cuidado para não achacar, ou distorcer informações de forma a causar DISTORÇÕES à verdade dos fatos.

Igualmente, reforçamos nossa admiração e respeito ao trabalho do nobre jornalista e sempre acreditamos no papel social da comunicação isenta, uma imprensa livre e na liberdade de expressão.

Ascom – Prefeitura de Viana-MA.

Um comentário em “Blog do Jornal Pequeno publica Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Viana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *