VIANA – ELEIÇÕES 2020: Enquete: Em quem você votaria para prefeito?

A pedidos de leitores e leitoras, e devido à antecipação do clima político/eleitoral na Cidade dos Lagos, o Blog Vianensidades decide fazer uma aferição junto ao seu público-leitor, de forma a nortear os passos dos inúmeros grupos e pré-candidatos que pretendem disputar mandatos em 2020.

Em quem você votaria para prefeito de Viana, caso a eleição fosse hoje?

Ouvimos lideranças locais, empresários e formadores de opinião, e selecionamos nomes com maior envergadura e densidade político/eleitoral do momento e colocamos à disposição da escolha dos eleitores. A enquete (sem valor científico) terá duração de um mês: de 23/01/2019 a 23/02/2029.

A seguir os nomes que farão parte da enquete, e um breve currículo de cada postulante.

Confira:

MAGRADO BARROS (PSDB) – Atual prefeito de Viana, eleito com 14.400 votos em 2016. Empresário do ramo farmacêutico; faz uma administração ainda claudicante, sem obras de grande porte; tem apoio do Governo do Estado, mas começa a sofrer grande desgaste eleitoral. Nas últimas semanas, ao tomar conhecimento de movimentos nas redes sociais, com fortes críticas à sua gestão, Magrado saiu da casinha e empreendeu uma agenda que promete obras, ainda que em placas, além de fortalecer sua comunicação. A sua “carta na manga” é a parceria com o Palácio dos Leões, via parceria com o atual chefe da Casa Civil, o deputado estadual Marcelo Tavares, com grande votação em Viana, e que prometeu emendas parlamentares ao município.

CARRINHO CIDREIRA (PSB) – Empresário; Ex-vereador por três mandatos; ex-vice-prefeito; ex-secretário de Saúde e de Educação de Viana. É reconhecido como um administrador nato e cumpridor de seus compromissos junto à população. Teve uma atuação justa, eficaz e decidida nas pastas nas quais foi gestor, sempre obtendo ótimos resultados juntos aos órgãos reguladores, entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Tenta pela quarta vez ser prefeito de Viana, e, para isso, está montando um grupo forte e atuando com forte militância, principalmente na Zona Rural do município.

JÚNIOR VIANA FELIZ (DEM) – Empresário do ramo de bingo eletrônico. Tornou-se conhecido no município por realizar grandes eventos de distribuição de prêmios, em datas comemorativas, atraindo multidões, além de utilizar a mídia do “Bingo Viana Feliz” a seu favor. Sofre algum tipo de rejeição por não ser natural de Viana, contudo, tenta contrapor seus críticos com ações sociais, principalmente na Zona Rural, em comunidades desassistidas pela Prefeitura de Viana. Pode ser convidado a disputar a eleição pelo MDB vianense, ou compor uma chapa forte para disputar a eleição.

CLEINALDO BIL (PT) – Historiador e sindicalista; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (SINTSEP); concorreu em 2018 mais uma vez como candidato a deputado estadual pelo PT, obtendo 7.972 votos totalizados (0,24% dos votos válidos), e 2.360 votos (9,6%) do eleitorado vianense, em um universo de 219 candidatos que obtiveram votação em Viana. Oriundo das classes populares, apontado como um líder de luta e reivindicações em prol da sua categoria e das outras em que se envolve em defesa de direitos e dignidade, Cleinaldo Bil é uma pessoa da base histórica do PT, engajada dentro dos princípios ideológicos e de valores do Partido dos Trabalhadores. O seu capital político lhe credencia a jogar bem colocado no xadrez político vianense.

FELYCKSSON DO POSTO (PR) – Jovem empresário com perfil empreendedor; atua no setor de combustível, entre outros negócios; a lembrança do seu nome circula principalmente no segmento mais jovem do eleitorado vianense. Felycksson também tem atuado em alguns locais periféricos da cidade, cuja ausência da prefeitura é sentida pela falta de infraestrutura nas ruas e na iluminação pública. Tem como expoente e guru político o deputado federal eleito, Josimar de Maranhãozinho, cujo partido, o PR, é presidente em Viana. 

MARCONE VELOSO (PT) – Empresário do ramo educacional; ex-vice-prefeito de Viana; ex-secretário de Educação. Desde que ascendeu a cena política vianense, Marcone é presença constante no debates e decisões que apontam soluções políticas, assim como o de colocar o seu nome e eleitorado para pré-candidaturas. Defensor fervoroso do Partido dos Trabalhadores-PT, do qual é um dos fundadores no município, Marcone é remanescente do grupo político do ex-prefeito Messias Costa (falecido), cuja gestão revolucionou a educação e o setor social no município.

MICAL DAMASCENO (PTB) – Mical Damasceno, 48, natural de Anajatuba, foi eleita Deputada Estadual pelo PTB, em 2018, obtendo 30.693 votos totalizados (0,94% dos votos válidos). A nova parlamentar é filha do pastor-presidente da convenção estadual das Assembleias de Deus, Pedro Aldir Damasceno. Em 2014, ela obteve 10.209 votos (0.33%), ficando na suplência. Em Viana, ela também candidatou-se a vereadora em 2008, não sendo eleita; ela conseguiu angariar 622 votos. Mical tem militância principalmente no segmento evangélico, e, segundo informações, os dirigentes das igrejas querem marcar território e, por conseguinte ocupar a cadeira principal do casarão da Praça Ozimo de Carvalho.

LUZARDO SEGUNDO (PHS) – Jovem vereador, exercendo o segundo mandato; empresário dos setores imobiliário e de fitness; carrega o DNA político da tradicional família Barros. Atualmente rompido com o seu tio, o atual prefeito Magrado Barros, Luzardo fincou trincheira na oposição e tem feito graves denúncias contra a administração. Tem forte atuação no segmento jovem e, já tentou se eleger deputado federal em 2018, obtendo 6.996 (0,21% dos válidos) no Estado. Tem a inquietação e a ambição, típicas da juventude, a força motriz do seu futuro político.

DR. JOEL (PPS) – Joel Dourado Franco, 45, ex-prefeito de Cajari-M. Natural de Pio XII, médico atuante, Dr. Joel fez carreira política na Baixada e, ao fincar trincheira em Viana, pretende continuar a militância e testar a sua popularidade na Cidade dos Lagos, depois das boas gestões na vizinha Cajari. Com trânsito fácil na sociedade e no meio político, o médico também terá que furar a barreira da xenofobia política vianense, além das dificuldades de unir um grupo em torno de sua candidatura. A sua atuação como médico será determinante para pontuar nas pesquisas junto ao eleitorado até as futuras convenções.

 JOLINDA MESQUITA (PSL) – Empresária do ramo de móveis e eletrodomésticos e outros; Conhecida em toda a Baixada, tomou gosto pela política e, aos poucos vai se aproximando das lideranças e do tabuleiro político vianense. Tem forte penetração no segmento evangélico e tem a seu favor uma legião de clientes e famílias que frequentam suas lojas. A segunda mulher a demonstrar querer governar Viana nesta década passou a ser citada como nome forte e certo para compor uma chapa, seja como protagonista ou como companheira, na eleição de 2020. Pode ser uma das surpresas e até polarizar o próximo pleito em Viana.

MAJOR FERREIRA (REDE)

O militar conquistou simpatia e confiança da sociedade vianense, ao comandar por vários anos a 13ª Companhia Independente de Viana, quando combateu o crime organizado, diminuiu a criminalidade e, o município e região viveram períodos mais tranquilos. Em 2012, candidatou-se a prefeito pelo partido Rede e, mesmo sem um notório grupo político mostrou prestígio ao levar ao município, nada menos que Marina Silva, para um dos seus eventos de campanha. Ficou na terceira colocação, obtendo 2.464 votos (8,87%) do eleitorado. Segundo informações, mesmo conquistando a patente de Coronel da PM, está de volta à militância política e, pode também integrar o batalhão de pré-candidatos que ora se apresentam para a próxima eleição.

Participe, vote, comente, critique, elogie…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *