Secretário Júlio César Mendonça participa do 14º Fórum de Gestores da Agricultura Familiar, em Recife

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça participou do 14º Fórum de Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste, realizado nos dias 28 e 29, em Recife (PE).

Secretário Júlio ao lado do secretário de Agricultura de Pernambuco, Dilson Peixoto

O evento reuniu os secretários nordestinos de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Rural, o Maranhão foi representado pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça; pela secretária Adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Dias Figueiredo; a presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Loroana Santana; e representando o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, Anny Linhares.

Em sua 14ª edição, o Fórum buscou um plano conjunto em defesa da agricultura familiar e desenvolvimento agrário, com a meta de se consolidar como um espaço de reflexão e proposição de políticas para o desenvolvimento rural.

Secretários de Agricultura do Nordeste participam de Fórum

O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, ressaltou que esta é a hora de avançar e o Fórum é uma troca de experiências com outros estados e movimentos sociais. “O evento é um meio de repensar a forma de agir e avançar no sentido de que a agricultura familiar ocupe um espaço de desenvolvimento, o Nordeste precisa se unir e fortalecer as ações em benefício dos homens e mulheres do campo,” disse o secretário Júlio.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas reuniões dos Grupos de Trabalho sobre Mulheres; órgãos estaduais de Ater; povos e comunidades tradicionais e órgãos estaduais de terra e parlamentares pela agricultura familiar e reforma agrária.

Sistema SAF participa de Fórum de Gestores

No 14º Fórum, foram discutidos e debatidos os desafios para o setor e a necessidade de criação de um novo programa de crédito para a agricultura familiar, ampliação das oportunidades de geração de renda e ocupações no meio rural, utilização das vantagens competitivas da alimentação saudável, adensamento das cadeias produtivas, regularização fundiária, melhoria do acesso à assistência técnica, entre outras metas apresentadas durante o encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *