Governo do Estado emite Ordens de Serviço para construção de praça e reforma de escola no Coquilho

Ação une em parceria a Agência Executiva Metropolitana e a Secretaria Estadual de Educação

Na manhã desta sexta-feira (01), o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas Mendonça Corrêa, e o adjunto da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Anderson Lindoso, assinaram as Ordens de Serviço que garantem a construção da Praça e Quadra Poliesportiva do Coquilho e a Reforma Completa e Ampliação do Centro de Ensino São Cristóvão (Anexo). Os projetos serão executados no bairro Coquilho, zona rural de São Luís.

A Praça e Quadra Poliesportiva do Coquilho está sob a responsabilidade da AGEM. Será implantada em um terreno com área de 2.494,74m² e contará com quadra, playground, academia de saúde, mesa de jogos, calçamento com meio-fio, estacionamento e área verde. “O projeto foi concebido de acordo com a demanda da comunidade e em conformidade com o espaço disponibilizado, que fica ao lado da escola que será reformada pela SEDUC”, destacou Lívio Corrêa. Ao todo, a obra vai custar R$ 431.997,54.

Atualmente, o terreno não possui nenhum tipo de construção ou benfeitoria para a comunidade, além de não possuir iluminação, o que impede a utilização para qualquer fim. “Com a Praça passará a ser utilizado como área de recreação para os alunos da CE São Cristóvão”, ressaltou o presidente da AGEM.

A Reforma e Ampliação do Centro de Ensino São Cristóvão – Anexo, por sua vez, vai modificar a atual estrutura do prédio utilizado para as aulas. “Hoje percebemos que a unidade educacional funciona em um espaço improvisado. Vamos mudar essa realidade”, garantiu o adjunto de Educação, Anderson Lindoso.

O projeto de Reforma Completa e Ampliação inclui climatização, cinco salas de aula, laboratório de Informática, secretaria, diretoria, muro e fachada padrão, dois conjuntos de banheiros, cozinha, dentre outras dependências. O custo da obra é de R$ 1.787.900,00.

Parceria

Segundo Lívio Corrêa, tão logo a AGEM tomou conhecimento da Reforma Completa e Ampliação do CE São Cristóvão, entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, para que os projetos fossem desenvolvidos simultaneamente. “Uma área está ao lado da outra e ambas irão beneficiar a comunidade escolar. Além disso, com a entrega das duas obras de uma só vez, o Coquilho será duplamente beneficiado”.

“São projetos que vão além do esporte e lazer. Geram, também, segurança e qualidade de vida para a população”, disse Anderson Lindoso.

Para o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, os dois projetos comprovam que o Governo do Maranhão tem um olhar diferenciado – e adequado – para os bairros que compõem a zona rural de São Luís. “Nessas áreas as demandas são específicas e a carência de projetos de infraestrutura é maior. Essa realidade tem mudado aos poucos, com as ações realizadas pelo governador Flávio Dino, por meio da AGEM e de outras secretarias estaduais”, afirmou.

Segundo a gestora da Unidade Regional de Educação, Eva Barros, a forma como a gestão estadual tem tratado a zona rural vai atender a diversas demandas dos bairros dessa região. “Nossos estudantes não têm como se deslocar para as escolas do Centro de São Luís. Daí precisamos de unidades de ensino com qualidade estrutural, para que possamos avançar na qualidade educacional”, ressaltou.

Com as assinaturas, as obras deverão ser iniciadas o mais breve possível. “Agora, as empresas estão liberadas para começarem os trabalhos, que resultarão em uma mudança de realidade da população do Coquilho”, finalizou Lívio Corrêa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *