Agricultura Familiar do Maranhão será defendida em Frente Parlamentar

Na última quarta-feira (3), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, participou, no auditório Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, de diálogo participativo para composição da mesa diretora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão.

Este é o primeiro ato para a construção da Frente Parlamentar, no qual o Estado foi representado pelo Sistema Estadual de Agricultura Familiar.

Até dezembro deste ano, serão realizados dez diálogos participativos nas regiões: Alto Turi, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Baixo Parnaíba, Cocais, Mearim, Médio Sertão, Pindaré, Sul e Tocantina, conforme a divisão de trabalho da agricultura familiar.

O objetivo da Frente Parlamentar é ser uma entidade associativa que defenda interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política e sendo porta-voz para o debate entre as classes políticas, governos estaduais e municipais, movimentos sociais e sociedade civil.

 “Todas as ações que priorizam a agricultura familiar são importantes e terão nosso apoio. Entendemos que a agricultura familiar é uma forte aliada na economia do Estado e, portanto, precisa ser fortalecida e dialogada com quem faz a agricultura familiar, que são justamente os produtores rurais”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça.

A criação da Frente Parlamentar é de autoria do deputado estadual Adelmo Soares, e até o final deste ano pretende construir grupos de trabalho nos eixos: produção e comercialização, reforma agrária, educação e tecnologia, saúde, meio ambiente e infraestrutura.

O evento contou com mais de 150 pessoas, entre parlamentares, movimentos sociais, Embrapa, instituições financeiras, Secretarias de Estado, prefeituras de São Luís e demais municípios da Grande Ilha, além da sociedade civil organizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *