Sistema SAF participa de inauguração de agroindústria no povoado Canto do Ferreira, em Chapadinha

 O Sistema Saf inaugurou na sexta-feira (12), uma agroindústria de derivados do mesocarpo do babaçu, no povoado Canto do Ferreira, em Chapadinha. O secretário da SAF, Júlio César Mendonça participou da ação que beneficia 26 famílias, por meio da Cadeia Agroextrativista do Babaçu, sob coordenação da Saf e apoio técnico da Agerp.

Assista ao vídeo:

No comando da agroindústria, a associação vai contar com o desempenho de 16 corajosas quebradeiras de coco, que vão trabalhar com os derivados do mesocarpo do babaçu, produzindo biscoitos, bolos, mingaus e muitas outras delícias, e com isso, vão garantir renda, emprego e qualidade de vida para  suas famílias, assim como toda a comunidade Canto do Ferreira.

Presentes na solenidade,  equipe do Sistema SAF, o prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar; assim como representantes do SEBRAE; Banco do Nordeste; SETRES; UFMA; FETAEMA; STTR; lideranças políticas locais; vereadores e secretários municipais.

O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, destacou o empenho do Governo do Estado em valorizar o esforço das comunidades tradicionais e estimular a produção de seus produtos.  “O compromisso firmado pelo governador Flávio Dino com os agricultores e agricultoras do Maranhão segue firme, destinando ações de proteção e incentivo, que consigam manter as famílias campo, com novas formas de comercialização, acesso às tecnologias e garantias concretas de emprego, renda e qualidade de vida”, frisou o secretário.

Para a presidente da associação, Gracilene de Jesus, com a agroindústria será possível manter o orgulho pela atividade, valorizar a imagem das quebradeiras e impulsionar outras mulheres.

“Realizamos um sonho após anos de luta e uma trajetória difícil. Vamos nos reinventar cada vez mais, trabalhando com tantas outras mulheres fortes e conscientes da nossa história. E após verem nossa conquista, muitas companheiras da comunidade já querem fazer parte da associação”, disse Gracilene.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *