Secretario da SAF participa ao lado do governador Flávio Dino de encontro com lideranças do campo

O governador Flávio Dino recebeu na tarde desta terça-feira (16) a visita da liderança de diversos movimentos populares camponeses, quilombolas, gestores e ambientalistas, também de intelectuais e parlamentares de todo o país. Em pauta, esteve a defesa de políticas agrárias e socioambientais e a entrega do documento produzido durante o seminário Terra e Território: Diversidade e Lutas, que aconteceu em junho na Escola Florestan Fernandes, em São Paulo.

O seminário contou com a participação de dezenas de entidades e produziu documentos que subsidiam a construção de ações efetivas e uma pauta unitária para todos os movimentos. Pelo Governo do Maranhão, participaram os secretários de Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça; Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves e a presidenta da Agerp, Loroana Santana.

Além da entrega de documentos ao governador, durante a conversa foram debatidos temas centrais na discussão do agrário e da conjuntura atual brasileira, como a questão fundiária, uso de agrotóxicos, educação no campo, reforma da previdência e criminalização dos movimentos sociais. Da conversa, surgiu encaminhamentos para uma releitura da lei de terras do Estado, uma tratativa para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e a viabilidade de realização de um seminário Terra e Território no Maranhão.

Além do governador e representantes do Governo, participaram representantes da ABRA, MST, CONTAG, CONAQ, ANA, USP, além do deputado federal Nilto Tatto de São Paulo e do deputado estadual do Maranhão, Adelmo Soares.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *