Recadastramento biométrico deve alcançar 1 milhão de eleitores do Maranhão em 2019

Eleitorado maranhense é de 4,5 milhões de pessoas e últimos municípios estão sendo submetidos ao procedimento durante este ano.

TRE-MA avança com o recadastramento biométrico — Foto: Divulgação/TRE-MA

O recadastramento biométrico no Maranhão deve ser concluído este ano, segundo planejamento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Dos 4,5 milhões de eleitores, cerca de 1 milhão ainda deve passar pelo procedimento.

Atualmente, 12 municípios recebem equipes do TRE para o recadastramento biométrico, entre os quais Aldeias Altas, distante 398 km de São Luís. A audiência para instrução do procedimento foi na escola Antonio Ferraris. O Atendimento ao eleitor começa no dia 25 de junho e vai durar dois meses em local a ser definido.

O presidente do TRE-MA, o desembargador Cleones Cunha, disse que isto serve também para reforçar a segurança nas eleições.

“A Justiça Eleitoral tem casos documentados de pessoas que tentaram fraudar o sistema ao dirigir-se a cartórios com a mesma roupa e documentos falsos para tirar o título biométrico, mas não conseguiram porque as respectivas digitais já constavam no sistema”, disse Cleones Cunha. (G1 MA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *