Quatro UPAs em São Luís vão passar a realizar testes para coronavírus

UPAs do Vinhais, Itaqui-Bacanga, Araçagy e Cidade Operária vão contar com equipe especializada para a realização de testes para Covid-19. Mudança foi anunciada pela Secretaria de Saúde.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que ampliou a realização de testes para o novo coronavírus (Covid-19) em São Luís para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Os locais podem ser procurados por pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19.

De acordo com a SES, os atendimentos serão realizados em tendas que foram colocadas na área externa das unidades. Caso o paciente tenha sintomas leves e um quadro de síndrome gripal, ele recebe um atestado de 14 dias e a orientação para o isolamento domiciliar.

Se os sintomas se agravarem, ele deve retornar à unidade. Em seguida, ele pode ser encaminhado para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), que estão recebendo pacientes que testaram positivo para Covid-19.

Para a população no interior do estado, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Lula, a mudança foi realizada por conta do cenário atual do coronavírus no estado. Até o momento, o Maranhão tem 32 mortes e 478 casos de Covid-19.

Antes, os testes para identificar Covid-19 estavam sendo realizados somente no Centro de Testagem da Policlínica Diamante, no Centro e na Beira-Mar, que passou a atender com exclusividade, profissionais da saúde e da segurança pública do estado. Para receber atendimento, o servidor precisa levar o RG e o contracheque.

(G1-MA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *