Maranhão registrou 60 casos de feminicídio em 2020

Número de registros ultrapassou 2019. Estudo revelou que, em média, 300 casos de violência contra a mulher são registrados por mês no estado.

Monitor da violência – feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1

De janeiro a dezembro de 2020, o Maranhão registrou 60 casos de feminicídio, de acordo com a Secretaria de Segurança do Maranhão (SSP-MA). No mesmo período de 2019, o estado contabilizou 48 casos. Na Grande Ilha, o total de ocorrências corresponde a 12 feminicídios no referido ano.

Ainda segundo a SSP-MA, o mês de agosto foi o que mais registrou casos, com nove ao total. No mês de janeiro, um caso foi registrado; outros seis em fevereiro; mais seis em março; em abril os registros subiram para oito; e caíram para quatro em maio; junho registrou cinco casos; julho também registrou mais cinco; mais cinco em setembro; três em outubro; seis em novembro e mais dois em dezembro.

A alta incidência de registros desse tipo de crime, que são mortes de mulheres por questões de gênero, já havia feito parte de um levantamento realizado pelo G1. Em seis meses, o Maranhão registrou 28 casos, já durante o mesmo período de 2019, as autoridades policiais registraram 25 mortes.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as medidas de distanciamento social, houve um aumento de feminicídios durante o mês de maio, onde também foi decretado o ‘lockdown’ nos quatro municípios que integram a Grande Ilha de São Luís. (Por G1 MA — São Luís, MA)

CONTINUE LENDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *