Governo tem sete dias para apresentar plano de contingência do coronavírus no Maranhão

Previsão é que plano seja apresentado ao Ministério da Saúde nessa sexta (31). Segundo a Secretaria de Saúde, risco do coronavírus no estado é considerado pequeno.

Amostra laboratorial do coronavírus, que pode causar desde resfriados comuns até SARS e MERS — Foto: Center for Desease Control and Prevention

Por G1 MA

O Governo do Maranhão tem até o dia 6 de fevereiro para anunciar um plano de contingência do Coronavírus no estado. A data limite foi estipulada pelo Ministério da Saúde, que espera que todos os estados do país estejam preparados com ações de diagnóstico e combate à doença.

A expectativa é que o Maranhão entregue o documento nessa sexta-feira (31) para as autoridades de saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o risco do coronavírus circular no estado é considerado pequeno. Atualmente, o Brasil possui nove casos sob suspeita.

A SES anunciou nessa semana, medidas preventivas envolvendo toda a rede de saúde estadual, por meio de um documento que foi divulgado para os profissionais de saúde orientando como proceder diante de casos suspeitos. De acordo com o órgão, o Maranhão possui kits para diagnóstico da doença, que já estão disponíveis, e são os mesmos usados para casos suspeitos do vírus H1N1.

O Porto do Itaqui e os aeroportos Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, e o Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, que são consideradas possíveis portas de entrada do vírus, já estão sendo monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que segue protocolos internacionais.

Continue lendo AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *