Governador entrega ônibus escolares e ambulâncias a municípios e reforça política de educação e saúde

Cerimônia de entregas aos municípios aconteceu no Palácio dos Leões. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Mais um importante passo para o fortalecimento da educação e da saúde nos municípios foi dado, na tarde desta segunda-feira (21), pelo Governo do Estado. O governador Flávio Dino realizou a entrega de nove ônibus escolares e mais duas ambulâncias para cidades de diversas regiões do estado. A intenção é, em regime colaborativo, poder assegurar mais dignidade para a população.

O governador Flávio Dino destacou a importância de ajudar os municípios, por meio da compra de equipamentos, neste momento de crise econômica que o país atravessa. “Nós continuamos esse programa de parceria com os municípios nessas áreas tão importantes, hoje, no caso, educação e saúde. Estamos em busca da nossa meta de atender todos os municípios de diferentes formas, com entrega de ambulâncias, ônibus escolares, viaturas policiais, motoniveladoras, patrulhas agrícolas, que são equipamentos básicos para que os municípios tenham instrumentos para garantir a prestação de melhores serviços à população e visam amenizar os efeitos da crise econômica nos municípios”, destacou Flávio Dino.

Cerimônia de entregas aos municípios aconteceu no Palácio dos Leões. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Os ônibus escolares foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual e foram doados às prefeituras para atendimento de estudantes da rede pública residentes na zona rural. Com esta entregue, o Governo do  Estado alcança o total de 80 veículos e duas lanchas já repassadas aos municípios. “Mais nove ônibus sendo entregues pelo Governo do Estado para ajudar o transporte escolar dos municípios. Essa ação de entrega e apoio aos transportes públicos escolares municipais faz parte do Programa Escola Digna e é um programa permanente do governador até seu último dia de mandato”, pontuou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, que adiantou que um novo processo para aquisição de mais 50 ônibus escolares já foi aberto.

Ônibus escolares foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual e doados às prefeituras para atendimento de estudantes da rede pública residentes na zona rural. Foto: Gilson Teixeira/Secap

O prefeito de Bom Jardim, Dr. Francisco Alves, disse que o novo transporte chegou em um bom momento para a cidade, quando se fazia urgente melhorar a condição de transporte dos estudantes da zona rural. “Chega de forma muito satisfatória. Nosso município é muito extenso territorialmente, 65% da população está na zona rural em povoados grandes e muito distantes da sede do municípios e temos alunos tanto do fundamental, quando do ensino médio, que precisam do transporte escolar, e o município investe todo mês uma quantidade razoável de recursos no custeio do transporte escolar e é muito bem vindo esse ônibus que o governador disponibiliza”, pontuou.

Além de Bom Jardim, foram beneficiados os municípios de Carutapera, Nova Iorque, Porto Rico, Mirinzal, Governador Eugênio Barros, Igarapé do Meio, Passagem Franca e Vitorino Freire.

Ambulância

O governador ainda entregou mais duas ambulâncias, beneficiando o Hospital Estadual em Lago dos Rodrigues e os pacientes de Jenipapo dos Vieiras, totalizando 106 ambulâncias já repassadas nesta gestão. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, relembra a intenção do Governo do Estado de alcançar os 217 municípios. “Pretendemos chegar a todos os municípios do Maranhão. E com as entregas desses equipamentos de hoje, as ambulâncias e ônibus escolares, mostramos a importância de investir em saúde e educação de forma colaborativas, considerando este momento delicados de crise”, relatou o secretário.

O governador ainda entregou a mais duas ambulâncias, beneficiando o Hospital Estadual em Lago dos Rodrigues e os pacientes de Jenipapo dos Vieiras. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Com investimento de R$ 160 mil por cada unidade entregue, o equipamento pode ser utilizado como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA). E dispõem de estrutura adequada para o transporte de pacientes e contam com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

LISTA DOS 80 MUNICÍPIOS QUE RECEBERAM ÔNIBUS

#Primeira entrega (Recurso FNDE):

  1. Afonso Cunha
  2. Água doce do Maranhão
  3. Alcântara
  4. Aldeias Altas
  5. Amapá do Maranhão
  6. Anajatuba
  7. Apicum Açu
  8. Araioses
  9. Arame
  10. Arari
  11. Bacurituba
  12. Balsas
  13. Barão de Grajaú
  14. Bela Vista do Maranhão
  15. Belágua
  16. Bom Jesus das Selvas
  17. Brejo de Areia
  18. Buriti
  19. Cajapió
  20. Cajari
  21. Capinzal do Norte
  22. Cedral
  23. Centro Novo do Maranhão
  24. Colinas
  25. Conceição do Lago-Açu
  26. Cururupu
  27. Esperantinopolis
  28. Fernando Falcão
  29. Fortuna
  30. Governador Nilton Belo
  31. Itaipava do Grajaú
  32. Jenipapo dos Vieiras
  33. Junco do Maranhão
  34. Logo do Junco
  35. Lagoa do Mato
  36. Lagoa Grande do Maranhão
  37. Marajá do Sena
  38. Milagres do Maranhão
  39. Morros
  40. Olinda Nova do Maranhão
  41. Pedro do Rosário
  42. Pio XII
  43. Poção de Pedra
  44. Presidente Sarney
  45. Primeira Cruz
  46. Santa Filomena do Maranhão
  47. Santana do Maranhão
  48. Santo Amaro do Maranhão
  49. São Domingos do Azeitão
  50. São Francisco do Maranhão
  51. São João do Caru
  52. São João do Paraíso
  53. São João do Sóter
  54. São José de Ribamar
  55. São José dos Basilios
  56. São Luís Gonzaga
  57. São Raimundo do Doca Bezerra
  58. São Roberto
  59. Satubinha
  60. Serrano do Maranhão
  61. Turiaçu
  62. Turilandia
  63. Tutoia
  64. Vila Nova dos Martírios

#Segunda Entrega (Recurso do Tesouro):

  1. Amarante do Maranhão
  2. São Bento
  3. São Benedito do Rio Preto
  4. Vargem Grande
  5. Santa Luzia
  6. Ze Doca
  7. Pirapemas
  8. Bom Jardim
  9. Carutapera
  10. Gov. Eugenio Barros
  11. Igarapé do Meio
  12. Mirinzal
  13. Nova Iorque
  14. Passagem Franca
  15. Porto Rico do Maranhão
  16. Vitorino Freire

TOTAL = 80 Municípios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *