‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ vai estimular negócios no Maranhão em momento de crise nacional

A ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’, iniciativa pioneira do Governo do Maranhão que começa nesta terça-feira (16) em São João dos Patos, será um importante instrumento para os empreendedores do estado num momento de grave fragilidade econômica nacional.

“A iniciativa de aproximação e apoio vem em um momento de crise em que estamos trabalhando com muito sacrifício. Acho importante esse esforço do governo para dialogar e criar oportunidades”, diz Maria Nazaré Ribeiro Coelho, empresária e presidente do Rotary Club do município de São João dos Patos.

Para o presidente da loja Maçônica da cidade, José Raimundo da Silva, o apoio do governo é fundamental para o incremento do empreendedorismo na região: “Nesse momento de dificuldades e de crise econômica nacional, todo movimento de apoio e diálogo é importante”.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo comerciante José Silva Ribeiro: “Com certeza vamos participar da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ esperançosos para aprofundar o diálogo com o governo. O momento de crise nacional exige fortalecimento das parcerias”, diz.

“Há grande expectativa dos empreendedores da nossa região para a realização dessa caravana, todos estão muito mobilizados para aproximar ainda mais o diálogo com o governo”, afirma Jardel Miranda, superintendente da Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) na região.

Um dos destaques da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ é o ‘Programa Maranhão Juros Zero’, que possibilitará que as empresas levantem, com juros subsidiados pelo Governo do Estado, até R$ 92 milhões, por meio de aproximadamente 18,5 mil operações de crédito.

O evento é voltado para empresários de todos os perfis, do micro ao grande, para que tenham acesso a informações relativas a serviços do setor e possam estreitar a relação com a gestão, conhecendo programas e sendo beneficiados com uma série de ações, enumera o titular da Segov, Antônio Nunes. “Na caravana, os secretários estarão disponíveis para conversar com o empresariado de forma direta e transparente”, explica o secretário. O número de empresas em atividade nestas cidades foi o critério para escolha nesta etapa da ação.

Para o Secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ vai ampliar o diálogo do governo com o empresariado, já fortalecido por meio do Conselho Empresarial. “Nós nos reunimos permanentemente com representantes de diversas classes empresariais. Na Caravana, vamos apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e ouviremos as demandas do empresariado”, afirma Simplício.

Depois de São João dos Patos, a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ vai parar em mais 19 cidades de todas as regiões do Maranhão. A ação – coordenada pela Secretaria de Governo – também vai impactar os municípios vizinhos, envolvendo dezenas de cidades.

Serviços e ações

Dentro da organização regional para realização das Caravanas, a Secretaria de Governo (Segov), coordenadora da ação, prevê a participação de cerca de 80 cidades maranhenses reunidas nas 20 cidades-sede.

Com o objetivo de divulgar as ações do governo e estimular o empreendedorismo, além de levar serviços de diversas secretarias de Estado, a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ propicia um diálogo direto entre os empresários e titulares das pastas. Entre elas, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), além da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).

Dezenas de ações serão desenvolvidas durante os dois dias de ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ em São João dos patos e demais municípios.

No primeiro dia, empreendedores terão oportunidade de dialogar com secretários do governo. No segundo dia, serão oferecidas oficinas, palestras, ações para micro e pequenas empresas, oportunidades de regularização de documentos, balcão de atendimento e outros serviços.

A Seinc levará programas para promover um ambiente favorável aos negócios no Maranhão, a exemplo do ‘Maranhão Mais Produtivo’, com oportunidades para micro e pequenas empresas. A iniciativa também inclui esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa de Compras e de acesso aos Parques e Distritos Industriais maranhenses.

Já a Sefaz disponibilizará informações fiscais e oficinas voltadas para Agricultores Familiares, Empreendedores, a classe de Contadores, Comerciantes e Cidadãos Maranhenses.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, levará aos empreendedores informações básicas sobre o processo de licenciamento ambiental. “Importante que o empreendedor aproveite a presença da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ para buscar a sua regularidade ambiental. Ela poderá ser o diferencial da empresa em relação às demais”, explica o titular da Sema, Marcelo Coelho.

Já a Jucema vai oferecer serviços como emissão de guias, abertura, alteração e baixa de empresas; orientações para microempreendedores, orientações sobre registro mercantil e consulta a processos.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, acredita que a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ é um instrumento de aprimoramento e de estreitamento do relacionamento com os empresários. Para ele, é um momento importante para empreendedores e todos aqueles que sonham em abrir o próprio negócio.

“E o que é melhor: no próprio local de atuação do empresário, já que vamos percorrer diversos municípios maranhenses levando serviço e orientação, ouvindo e trocando ideias com os empreendedores. São inegavelmente medidas importantes para apoiar o desenvolvimento empresarial do nosso estado, melhorando o ambiente de negócios do Maranhão”, diz Sombra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *