Bispo de Viana recomenda brevidade em missas e emite orientações para as paróquias da região contra o Coronavírus

O bispo da Diocese de Viana, Dom Evaldo Carvalho, emitiu um documento com orientações aos padres e demais responsáveis pelas paróquias da região. No decreto assinado nesta terça-feira, o sacerdote emitiu também recomendações contra o novo Coronavírus.

Bispo de Viana, Dom Evaldo

Para fazer o documento, o bispo levou em consideração as orientações advindas da área da saúde pública em esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como o esforço concentrado contra a proliferação do vírus COVID – 19 e as declarações da presidência da CNBB, que recomendou atenção e consideração irrestrita às orientações dos especialistas de saúde e autoridades competentes.

Ele suspendeu todos os eventos que favoreçam o aglomerado de pessoas, a saber: qualquer espécie de reuniões, catequese, encontros, assembleias, retiros, eventos pastorais, grupos de oração, círculos bíblicos, visitas missionárias, festas de padroeiros e procissões, além de pedir que o padre busque meios de transmitir as missas pela internet, rádio ou tv.

Ainda segundo o documento, ‘as igrejas precisam se manter limpas e com portas e janelas abertas para a oração pessoal dos fiéis, dispondo em suas entradas o necessário para a devida higienização, a saber: desinfetante para ambientes, álcool gel, papel toalha e lixeirinha fechada para o papel usado, além de trazer orientações para que os fieis mantenham o dízimo para que as paróquias e comunidades assumam seus compromissos financeiros.

“Estas medidas e orientações são de caráter provisório, podendo ser mantidas ou alteradas conforme as circunstâncias exigirem. Enquanto isso ficamos acompanhando e avaliando a evolução do surto e as orientações dos órgãos oficiais de saúde pública. Contudo, não deixemos de elevar a Deus, preces e súplicas, pela recuperação dos contaminados e pelo descanso eterno dos que morreram vítimas dessa pandemia”, concluiu Dom Evaldo.

As medidas adotadas começarão a vigorar a partir do dia 21 deste mês. Vejam o documento na íntegra.

Bispo de Viana-MA

(Via Blog do Jailson Mendes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *