Viana discute potencialidades empreendedoras da Baixada

Sebrae está à frente do Seminário de Potencialidades Empreendedores e Turísticas da Baixada Maranhense e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Viana e instituições parceiras.

24_big

Viana recebe nesta quarta-feira (10), o Seminário de Potencialidades Empreendedoras da Baixada Maranhense, que vai discutir o potencial turístico e empreendedor da região dos Campos e Lagos, que abrange além de Viana, que sedia o evento, os municípios de Penalva, Cajari, Arari, Matinha, São João Batista e Vitoria do Mearim.

Os temas em pauta estão relacionados ao turismo, cultura e natureza como potencial de inclusão socioprodutiva das famílias dos Campos e Lagos, a produção associada ao turismo e infraestrutura como geradora de oportunidades empreendedoras e a importância do comércio e serviços na economia territorial.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, a expectativa é que o seminário contribua com o crescimento regional por meio dos temas que serão abordados. ”Queremos atender o anseio daquela população que sonha com o desenvolvimento de seus municípios, através do turismo. O momento será para discutir, estimular e trazer o empreendedorismo por meio das riquezas naturais de cada localidade. O Sebrae espera que este seja o pontapé inicial para um trabalho que será desenvolvido ao longo dos anos, em prol do desenvolvimento do turismo dessa região tão bonita, que são os Campos e Lagos”, afirmou Muniz.

Como parceiros na realização do evento, o Sebrae conta com o apoio das prefeituras da região Campos e Lagos, dos integrantes do Fórum da Baixada, do Consórcio Intermunicipal dos Campos e Lagos (Conlagos), da ONG Arariba  e Associação Comercial de Viana.

Otimista, a organização do evento espera que os debates com a participação do poder público federal, estadual e municipal, lideranças empresariais e rurais e sociedade civil organizada, gerem subsídios para o desenvolvimento socioeconômico da região com foco no turismo sustentável.

O evento está programado para começar às 8h da manhã, no espaço de eventos César Palace, no bairro de Fátima em Viana e o encerramento previsto para 18h horas, o acesso é gratuito.

PROGRAMAÇÃO

8h30: Abertura do evento

9h: Polo turístico dos lagos e campos floridos: turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico e cultural secretaria estadual da cultura e turismo.

9h25: Economia Criativa na atividade do turismo: inovação e oportunidades – André lobão – produtor cultural, especialista em gestão cultural.

09h50: Preservação dos recursos naturais para um desenvolvimento territorial sustentável: a experiência de Jericoacoara – CE – José Bezerra de Souza júnior – Secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara – CE

10h15: Moderação: Tadeu Borba – consultor especialista em desenvolvimento empresarial

10h35 INTERVALO

10h50: Produção associada ao turismo e inclusão socioeconômica de pequenos empreendedores: a experiência da rota das emoções

Luís Walter Muniz – Gerente da Regional dos Lençóis/Munim e coordenador da rota emoções no Maranhão

11h15: Tecnologia para os sistemas integrados de produção agropecuária na baixada maranhense Embrapa

11h40: Piscicultura na Baixada e Caso de Itans –  Matinha associação dos piscicultores de itans

12h05: Moderação – Conceição Marques – especialista em desenvolvimento local e tecnologias sociais

12h25: Intervalo para almoço

TARDE

14h20: Comércio, serviços e sua importância no desenvolvimento territorial e nas atividades do turismo. Keila Maria Pontes – coordenadora de indústria, comércio e serviços do Sebrae

14h50: Obras estruturantes como geradoras de oportunidades para os pequenos empreendedores Codevasf.

15h20: Logística de transporte e o desenvolvimento econômico sustentável na baixada e litoral ocidental maranhense. Antônio Valente – Superintendente da Ahinor (administração das hidrovias do nordeste)

15h50: Moderação: Alexandre Abreu – Engenheiro Civil – fórum de defesa da baixada maranhense

16h30: Encerramento –  atração cultural

Fonte: Agência de Notícias do Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *