O Governo Federal liberou na noite de quinta-feira (9), via Ministério da Saúde, mais R$ 94 milhões para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão. A autorização para transferência foi assinada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta e publicada em edição extra do Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 774/2020.

A cidade de Viana, na Baixada Maranhense, administrada por Magrado Barros (DEM), receberá mais 346 mil reais para combater o vírus no município. A prefeitura já tinha recebido mais de 100 mil em março, (reveja AQUI).
Na última quinta-feira, o gestor Magrado Barros, vereadores, secretários e outros pré-candidatos que fazem parte do laranjal montado para deter o favoritismo da oposição, patrocinaram grandes aglomerações de moradores, para fazer selfies para as redes sociais, claramente se beneficiando da necessidade do povo, por conta do isolamento social e a falta de renda nesse período de quarentena.
O município teve um caso diagnosticado e confirmado pela Secretaria de Saúde, de um policial que presta serviço na vizinha Penalva. O militar recebeu tratamento no Hospital Carlos Macieira, em São Luís e se recupera em casa, na capital.
Na Baixada, a lista é liderada pelo município de Pinheiro, que receberá quase um milhão e São Vicente Ferrer, que receberá mais de 140 mil reais.
No estado, segundo a planilha, o município que menos receberá recursos é Bacurituba, também na Baixada Maranhense, que vai receber um pouco mais de R$ 700. De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos “serão destinados ao custeio das ações e serviços relacionados à atenção primária à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do coronavírus”. (Com informações do Blog do Jailson Mendes)
Vejam a lista de alguns municípios maranhenses: