Cleinaldo Bil avalia sua votação para deputado estadual em Viana-MA

Sharing is caring!

Levando em consideração que 219 candidatos ao cargo de deputado estadual tiveram votos no município de Viana, e considerando a nossa colocação em segundo lugar na votação geral do município, poderia ter ficado decepcionado, mas, na atual situação que se encontrava minha candidatura, talvez o resultado tenha sido melhor do que meus adversários políticos de Viana esperavam e queriam: uma votação inexpressiva.

Pensar que a máquina administrativa municipal, capitaneada pelo prefeito, e a estadual, através de suas regionais, com raras exceções, trabalharam, diuturnamente, para que seu candidato ao cargo de deputado estadual (Marcelo Tavares) fossem o mais votado no município. Inclusive, usando de método não republicano para alcançar seus objetivos, chegando ao absurdo de obrigar os trabalhadores contratados a votarem no candidato do prefeito, com ameaças de demissão do emprego caso não obedecessem sua ordem. O que demonstra que o embate foi bastante desigual. 

A pressão foi tamanha e surtiu efeito, que muitos trabalhadores receosos em perderem seus empregos e considerando a taxa elevada de desemprego no Brasil, bem como a necessidade de cada um, acabaram, contra sua vontade, votando no Marcelo Tavares. Se multiplicarmos a quantidade de contratados e comissionados por três, o resultado fica próximo da votação do candidato do prefeito. Sem levar em conta os empregados e seus familiares que, naquele momento, trabalhavam nas regionais de Viana. 

Nossa candidatura no município de Viana teria um melhor desempenho e poderia ficar mais forte, se tivéssemos apoio de algum político do município e, principalmente, do Partido dos Trabalhadores. Neste caso, além de não ajudar, ainda trabalharam contra nós. Nos trataram como se fossemos adversários políticos.  

 Por outro lado, todos os pretensos candidatos ao cargo de prefeito em 2020 no município de Viana, se empenharam, pessoalmente ou em grupo político, para desconstruir e enfraquecer nossa candidatura. Usaram dos mais variados artifícios políticos para desgastar nossa imagem junto ao povo e à sociedade. Eles estavam bastante preocupados com a possibilidade de CLEINALDO BIL ser o candidato mais votado em Viana, porque, isolado pelos políticos e com uma campanha com poucos recursos, passaria a ser o principal nome na disputa pela Prefeitura em 2020. E, consequentemente, causaria a maior ciumeira e inquietação no meio político na cidade dos lagos.  

Para evitar que tal fato dessa natureza pudesse acontecer, todos eles não mediram esforços e, talvez, se uniram, indiretamente, para impedir que CLEINALDO BIL fosse o mais votado em Viana. Negociaram seu apoio político com candidatos afortunados em troca de dinheiro. Uns receberam mais e, outros, menos. Teve um pré-candidato a prefeito de Viana que recebeu R$300.000,00 para conseguir 3000 votos, mas seu candidato não chegou a ter 1000 votos.

Para conseguir seus objetivos e prejudicar a votação de CLEINALDO BIL, eles abusaram da força do poder econômico comprando votos e oferecendo ilusões aos seus apadrinhados e correligionários. O certo é que podemos afirmar, com toda certeza, que muitos desses políticos de nossa terra, conhecidos na cidade como empresário de votos, apenas demonstraram que, politicamente, não possuem mais prestígio político. Mas, por incrível que possa parecer, alguns deles querem pousar de liderança e passar a impressão que são grandes líderes políticos do município.   

Com toda dificuldade financeira em nossa campanha, aumentamos nossa votação no município de Viana, continuamos sendo o mais votado na sede e, para aqueles incrédulos e agorrentos de plantão, que previam uma votação menor que a de 2014, resistimos, sobrevivemos e provamos que CLEINALDO BIL continua vivo na política vianense.   

“Acredito que logo após o resultado da eleição em Viana, muitos analistas políticos do município tenham achado que nossa votação foi baixa. Até eu pensei dessa forma. Porém, olhando os números com mais cautela e maturidade, chegamos à conclusão que 219 candidatos ao cargo de deputado estadual tiveram votos em Viana. Não é pouca coisa. E, neste universo com tantos candidatos, CLEINALDO BIL foi o segundo mais votado com 2.360 votos, correspondendo a 9,06% dos votos válidos”.

Para ser ter uma ideia desses números e o que representou esta votação, na última eleição para prefeito de Viana concorram apenas seis (6) candidatos, o terceiro colocado, Major Ferreira, obteve 8,87% dos votos válidos (2.464 votos) e o quarto (Carrinho Cidreira), apenas 8,41% dos votos válidos (2.335 votos). Na mesma eleição, para vereador de Viana disputaram 98 candidatos. O primeiro colocado, vereador Branco da Farmácia, teve 4,92% dos votos válidos (1.367 votos).

Considerando o exposto acima e levando em conta que a campanha de CLEINALDO BIL em Viana não teve apoio de políticos do município, pelo contrário, eles fizeram de tudo para desqualificar e prejudicar nossa candidatura. Podemos dizer que nossa campanha poderia ter tido um desempenho melhor, entretanto, com tantas limitações, teve uma votação dentro da normalidade. E isto só foi possível, com a contribuição espontânea e voluntária de cada companheiro(a) que, somando seus esforços, se dispuseram e se doaram na construção da campanha mais popular e consciente da cidade dos lagos.

Queria muito sair de Viana com uma grande votação e poder ser seu representante vianense no parlamento estadual, porque sabemos que o nosso município com sua história e tradição tem, por obrigação, de eleger, no mínimo, um deputado estadual. Mas, isso ainda não foi possível, porque nossa sociedade, mesmo sabendo da importância e benefício da eleição do deputado para o nosso município, só pensa no seu próprio umbigo. Pouco se importando com o bem-estar do povo humilde.  

Queremos agradecer de coração a cada companheiro(a) que votou, se doou e ajudou na nossa campanha. Em especial, ao movimento reggae e ao povo da cultura. Vocês são o motivo de nossa luta e sonho. E dizer aos incrédulos que a cada eleição estamos edificando a nossa base e cativando um público fiel, que vem crescendo consideravelmente, porque acredita na proposta, projeto e credibilidade de CLEINALDO BIL.

Queremos, ainda, desejar a nossa deputada estadual, Mical Damasceno, sorte e muito sucesso na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. 

Por fim, queremos dizer que a luta continua e que estamos à disposição do povo de Viana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *