Peixadas – notas rápidas

São João em Viana

Segundo informações, a temporada junina da Cidade dos Lagos deve começar oficialmente na próxima sexta-feira, 22.

A prefeitura ainda não divulgou possíveis atrações, entre brincadeiras juninas e shows, porém, a festa, mas uma vez, deve se estender até o dia 8 de julho, aniversário do município – 261 anos -, contabilizando 17 dias de festa, pra quem tiver fígado para beber e dinheiro no bolso pra gastar.

MP aperta Macho Velho

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Viana, parece que decretou “tolerância zero” com a prefeitura de Viana.

Diante de dezenas de denúncias, principalmente nas redes sociais, descaso com a infraestrutura, carência de merenda escolar e suspeita de fraudes em licitações, o MP resolveu jogar pesado e divulgar no portal do órgão todas as ações contra a gestão, colocando em polvorosa o setor jurídico da prefeitura.

Quem com ferro fere…

O grupo político de Macho Velho, na campanha que consagrou sua eleição, usou e abusou das redes sociais e de ações na Justiça para tumultuar e tentar inviabilizar a gestão anterior. Se foi ou não uma das causas que enfraqueceram o governo passado, o momento atual está provando que “pimenta no “C” dos outros é refresco”.

E, para piorar, as centenas de manifestações e reclamações nas redes sociais não são oriundas de estratégia política, e sim dos cidadãos, muitos que votaram no 45 e agora estão decepcionados com a administração.

MP aperta Câmara de Viana

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Viana ingressou, na quarta-feira, 6, com uma Ação Civil Pública na qual requer que a Câmara Municipal do município regularize o seu Portal da Transparência. Assina a ACP o promotor de justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, foi pedida a aplicação de multa diária de R$ 50 mil à Câmara Municipal e de R$ 5 mil a ser paga pessoalmente pelo presidente da Câmara, Valter Antônio Mendes Serra.

Valter Serra se defende!

Em nota, o presidente da Câmara Municipal de Viana, Valter Antonio Serra, afirmou nesta que as possíveis irregularidades sobre a situação do portal da Transparência do órgão municipal, segundo prints de tela extraídas do TCE-MA (Tribunal de Contas do Estado) e publicadas em blogs não têm fundamento e já foram esclarecidas pelo órgão. O relatório número 1085/2018 avaliado em: 11/06/2018 enviado pelo TCE em resposta à Câmara Municipal de Viana aponta REGULARIDADE na Instituição quanto à Lei de TRANSPARÊNCIA.

Ele alega que o relatório levou em conta as constantes atualizações no sistema no portal da Câmara Municipal que pode ser encontrado no endereço: http://www.viana.ma.leg.br/ e que todas as ações adotadas para manter a transparência sempre foram uma marca na gestão dele como presidente, que qualquer cidadão ou cidadã se não possui acesso a internet, pode comparecer no prédio da Câmara que terá acesso a todas as informações que tiverem interesse.

“Nós estamos sempre de portas abertas para receber nossos munícipes e cidadãos interessados em participar de nossa gestão”, defendeu-se o presidente.

Lá vai a ponte

A oposição e a mídia não alinhada ao Governo do Estado criticaram a carreata de peças metálicas do governador Flávio Dino (PCdoB), afirmando que o ato em muito se assemelha ao que fez, em 2012, o então prefeito João Castelo. Naquela ocasião, o saudoso tucano colocou o VLT em cima de uma carreta e promoveu uma entrada triunfal do equipamento em São Luís, meses antes das eleições. Depois disso, o deixou exposto na Praia Grande.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, divulgou imagens de uma caravana de carretas com estruturas metálicas.

Nas laterais, em letras garrafais: “ESTRUTURA DA PONTE DA PONTE CENTRAL-BEQUIMÃO”, junto com a logomarca do governo.

Por onde os caminhões passaram, é claro, chamaram muita atenção, mas a ponte Central Bequimão, que pode se configurar como a redenção da Baixada Maranhense, continua no chão.

Mais aperto em Macho Velho

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Viana, encaminhou, em 5 de junho, uma Recomendação à Câmara Municipal de Vereadores, solicitando que o órgão legislativo abstenha-se de aprovar proposta de projeto de lei visando à ampliação de carga horária e/ou conversão de cargos na administração municipal, sem realização de concurso público.

Na manifestação, o promotor de justiça Lindemberg do Nascimento Malagueta Vieira também requer que os vereadores se abstenham de aprovar projeto de lei para a conversão que não inclua estudos sobre o impacto orçamentário e a necessidade de ampliação de carga horária das funções no quadro municipal.

Tapa-buracos

Dizendo estar cansados de esperar por providências da Prefeitura Viana, moradores de uma das principais avenidas da cidade decidiram por conta própria tapar os buracos.

Abandonada pela gestão, a avenida da “Barra do Sol” está intragável, causando prejuízos aos condutores de veículos e pondo em risco a vida dos vianenses.

Os moradores aproveitaram cacos de tijolos para consertar as “crateras” da via, que diariamente recebe milhares de consumidores da sede, da Zona Rural de cidades vizinhas que vêm a Viana realizarem compras ou fazer tratamento no Hospital Municipal, também localizado nas proximidades.

“Diálogos” em Viana

Como fez em 2014, quando percorreu o estado apresentando suas propostas, o governador Flávio Dino repete a caravana “Diálogos pelo Maranhão”, mostrando o que pretende realizar em sua reeleição.

Nesta sexta-feira (15/06), a caravana do governador promoveu a etapa do “Diálogos pelo Maranhão” na cidade de Viana.

O evento cujo anfitrião foi o prefeito Magrado Barros (PSDB), não contou com a presença do governador, mas, foi prestigiado por vários prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais e lideranças políticas da região.

Restaurante Popular

Segundo informações, o governado Flávio Dino deve aterrissar em Viana, até a data do aniversário da cidade, para reinaugurar o Restaurante Popular, fechado para o almoço há dois anos. Dino também deve anunciar “Mais Alfalto” pra dar uma força pra Macho Velho, pois a infraestrutura da cidade está caótica e, agora, nem a esfarrapada desculpa das chuvas podem salvar a falta de ação da prefeitura.

Nova escola

O Prefeito de Viana, Magrado Barros, reinaugurou a nova escola municipal Professor Raimundo Firmo Gonçalves, no Povoado Sacaitaua, região dos campos. A unidade foi totalmente revitalizada, teve o espaço ampliado e oferecerá conforto aos estudantes, professores e comunidade.

Na cerimônia de entrega, o gestor fez vários agradecimentos e destacou o papel das secretarias envolvidas no projeto de reforma das escolas, principalmente à equipe da Secretaria Municipal de Educação, comandada por Oliveira Júnior.

Roseana passa por cima

A Caravana de Roseana Sarney na Baixada Maranhense, durante o final de semana, sobrevoou o céu vianense, mas só aterrissou em Mirinzal, Central do Maranhão e Pinheiro. Em todos os municípios pouca gente acompanhou as reuniões e o desânimo era latente em quem presenciou de perto os atos. Acompanhada do irmão, o pré-candidato ao Senado Sarney Filho, Roseana atestou, mais uma vez, que sua impopularidade está estratosférica também na Baixada.

Em seus quatro mandatos, a filha de Sarney pouco deixou como marca dos seus governos na Cidade dos Lagos. Nem quando o seu amigo de décadas, o ex- deputado Chico Gomes assumiu a gestão do município, a então governadora se sensibilizou com a carência de obras estaduais no município.

A “branca” pode até dividir  o volúvel eleitorado vianense, mas, será apenas pelo trabalho dos candidatos ao legislativo ou de cabos eleitorais devidamente remunerados, do que pelo seu “carisma sem obras” em Viana e em cidade vizinhas.

160 anos de São João Batista

Mais um momento de muita alegria para os joaninos que com grande participação popular nos dias 13 e 14 de junho, fizeram parte da festa de aniversário de 60 anos da cidade patrocinado pela prefeitura de São João Batista e secretaria municipal da cultura. A festa alusiva ao aniversário foi antecipada um dia antes com uma programação esportiva incluindo torneios de Futebol de Rua, corridas de motos, bicicletas e à noite o mega Show Gospel com a Banda Som e Louvor onde milhares de fieis evangélicos de todas as igrejas lotaram a Praça de Eventos e participaram de mãos dadas para adorar o senhor Jesus e pedir muitas bênçãos a todos os joaninos. (Via Blog do Jailson Mendes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *