Escândalo! Viana na lista das prefeituras investigadas por fraude no FUNDEB

O município de Viana está entre as cidades investigadas pela Policia Federal, por fraude no FUNDEB. No total, são 137 prefeituras investigadas em esquemas de fraudes no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A denúncia feita pelo Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (03/11), trouxe o município de Monção que, em 2018, teria recebido R$ 40 milhões do Governo Federal para investir em educação, com boa parte da verba desviada, segundo apurou o Ministério Público Federal.

O procurador da República no Maranhão, Juraci Guimarães, confirmou esta semana à TV Difusora que o Maranhão é um hoje dos estados com maior quantidade de inquéritos no Brasil relacionados a desvio de verbas, com reprovação de contas, tanto no Tribunal de Contas de União (TCU) como também no TCE (Tribunal de Contas do Estado). Comentador político da emissora, o blogueiro John Cutrim publicou, com exclusividade, a lista onde Viana aparece, Veja:

Modalidades de fraudes – Os recursos do Fundeb são a principal fonte de desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses. Segundo as investigações, os golpes são aplicados de várias maneiras: em uma delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente, como os alunos “fantasmas”. Há ainda as fraudes em licitações, contratos que são celebrados e pagos sem que haja reforma de escolas e compra de equipamentos, etc.

Em Viana, a educação é um dos setores que com pior desempenho. O ano letivo começou com atraso, mesmo com o calendário já seguindo para o segundo semestre de 2019. Há ônibus escolares se deteriorando e faltam materiais didáticos para os professores na maioria das escolas públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *