Em solenidade virtual, governador Flávio Dino inaugura Hospital Regional de Viana

A Baixada Maranhense passa a contar com uma importante unidade de saúde para atender os municípios da região e adjacências. Foi inaugurado, em solenidade virtual, na manhã deste sábado (20), o Hospital Regional de Viana – Dr. Antônio Hadade. O hospital será referência no tratamento do novo coronavírus na região.

Governador Flávio Dino destacou importância da obra na luta contra o coronavírus

 A obra do Governo do Estado representa mais um dos compromissos da gestão Flávio Dino na saúde e agora concretizada. A unidade é a 11ª entregue pelo Governo, desde o início da pandemia, somando aos inúmeros leitos clínicos e de UTI ampliados em diversos municípios do Maranhão.

O governador Flávio Dino ressaltou ser a obra um desejo da população vianense e da comunidade médica. “Uma espera de décadas e que hoje faz a todos felizes. As unidades de terapias intensivas estão hoje em todo o Maranhão e representam o grau máximo nos atendimentos. Neste cenário de pandemia, vemos o quanto estes leitos têm sido decisivos para salvar vidas e, desta forma, sermos um dos estados com a menor taxa de letalidade do país. Nestes quase cem dias de duro combate a este mal, a rede de saúde do Maranhão tem atuado de forma exemplar. Esta grande obra, que ficará por gerações, marca a lembrança do médico Antônio Hadade e sei que ele deixou uma história de vida honrada e servirá de inspiração a todos os profissionais daquela unidade”, pontuou Flávio Dino.

O novo hospital vai atender pacientes encaminhados por unidades municipais de saúde da região, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos. São 50 leitos, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A equipe é multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros. Além de Viana, serão beneficiados diretamente com a estrutura, as cidades de Cajapió, Bacurituba, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista e São Vicente Férrer.

“Essa é uma cerimônia diferente, com uso desse mecanismo da internet. O coronavírus nos distanciou, mas, ao mesmo tempo, uniu como agora, fazendo com que todos possam, de onde estiverem, participar coletivamente da entrega desta unidade hospitalar. Este é mais um esforço do governo no sentido de dar uma resposta aos casos. Esta unidade vem mudar a forma de tratar da saúde nesta região e agora atenderá [os casos de] coronavírus, mas, passando a pandemia, suas instalações modernas serão um legado para a saúde da população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

“Nossa cidade está de parabéns e para nós é uma grande alegria ver a sensibilidade do governador e do vice-governador com a população da Baixada. Dia a dia temos a ação firme do Governo do Estado que vem melhorando a vida da nossa população. Fico feliz por estar na gestão de Viana e ver esta grande obra”, disse o prefeito de Viana, Magrado Barros.

A senadora Eliziane Gama lembrou o histórico de casos de coronavírus e fez um alerta aos números preocupantes. “Isso faz com que tenhamos uma responsabilidade muito grande de buscar alternativas para conter esta pandemia. Nesse sentido, o governador Flávio Dino se destacou nacionalmente pelas ações rápidas e responsáveis para conter este vírus. Com a inauguração deste hospital, o governador demonstra que essa política continua firme. O médico homenageado prestou grande contribuição à saúde do Maranhão e hoje está imortalizado nesta grande obra”, disse.

Em sua fala, a filha do médico homenageado, Angela Hadade, pontuou que a unidade irá servir a muitos maranhenses. “É uma honrosa homenagem ter esse hospital em tributo ao histórico deste médico nascido em Viana e pelo trabalho que prestou ao nosso Estado. Sei que meu pai ficaria muito feliz com esse hospital e, se tivesse a oportunidade, gostaria de trabalhar nele”, enfatizou. As obras envolveram as Secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Saúde (SES) com recursos de R$ 8,3 milhões.

Antônio Hadade, maranhense de Viana, era médico e um dos grandes responsáveis pelo avanço e aperfeiçoamento desta área no Maranhão. Em sua terra natal, após formado, prestou assistência médica à população por alguns anos. Foi membro da Associação Americana de Cirurgiões e pioneiro na implantação da residência médica no Maranhão. Professor universitário, Patrono da Academia Vianense de Letras (AVL), chegou a ocupar o cargo de secretário de Estado da Saúde do Maranhão.

Hospital Regional de Viana – Dr. Antônio Hadade será referência no tratamento do novo coronavírus na região

Também participaram da solenidade virtual o vice-governador Carlos Brandão; a deputada estadual Mical Damasceno, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Otehlino Neto; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Lourival Serejo; o senador Weverton Rocha; os deputados federais Márcio Jerry, Bira do Pindaré e Junior Marreca Filho; Júlio César Mendonça Corrêa (SAF), entre outros secretários de Estado e demais autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *