Conheça a bela história da usina/fazenda Sansapé em Penalva – MA, pelas lentes do programa Maranhão Rural

O advogado e pecuarista Ivaldo Castelo Branco recebe o Programa Maranhão Rural e conta com detalhes a rica história da lendária Usina Sansapé, em Penalva-MA, na Baixada Maranhense. O proprietário narra com precisão a fundação e a importância da propriedade rural durante a Segunda Guerra mundial, conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

Segundo a história, durante a guerra, com Porto do Itaqui bloqueado para o desembarque do açúcar oriundo de usinas dos estados do Ceará, Bahia e Pernambuco, coube a Baixada Maranhense suprir as necessidades de consumo desse produto em grande parte do Estado.

Nesse período, o município de Penalva ainda pertencia à Viana, o que torna a Cidade dos Lagos coirmã no sucesso desse grande empreendimento, que se prepara para ser divulgado como uma fazenda modelo, aberta para visitações, com pesque pague, passeios, além de produzir a carne mais saudável da Baixada.

Assista ao vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *