Sistema SAF inaugura agroindústria de babaçu em Viana

Após uma semana de intenso trabalho e inaugurações, o #SistemaSaf com a presença do secretario da SAF Julio Cesar Mendonca, entregou nesta sexta-feira (26), na comunidade Taquaritiua, em Viana, mais uma Agroindústria de Beneficiamento de Azeite, Mesocarpo e derivados do Babaçu.

Com recursos do Governo do Estado, por meio de Chamada Pública, foram destinados R$ 384.000,00 para adequação da agroindústria comunitária e ampliação, com a construção de um espaço de panificação para a diversificação de produtos oriundos do aproveitamento do mesocarpo e azeite do babaçu.

No comando da agroindústria estarão dezoito mulheres quebradeiras de coco, que vão garantir renda, emprego e qualidade de vida para suas famílias.

A atividade integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Cadeia Agroextrativista do Babaçu, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que contempla sete municípios e investimentos que totalizam mais de R$ 1 milhão, destinados aos produtores que exercem a agricultura tradicional e a extração de produtos do babaçu.

Em parceria com o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), a festa contou com a apresentação de mística e um grande almoço no final.

Presentes no evento, o secretário da SAF, Júlio César Mendonça; a secretaria adjunta da SAF, Luciene Dias Figueiredo; o diretor da Agerp, José Malheiros; a gestora da Agerp de Viana, Janaíra Sá, acompanhada da equipe técnica da regional; a deputada estadual Mical Damasceno; o prefeito de Viana, Magrado Barros; a assessora interestadual do MIQCB, Flávia Azeredo; representantes do CIMQCB; CRAS; FETAEMA; STTR de Viana; Banco do Nordeste; SEBRAE; lideranças indígenas; vereadores e secretários municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *