Fórum da Baixada promove Confraternização Natalina em Viana

Sharing is caring!

No último sábado, dia 08 de dezembro, o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense – FDBM promoveu a sua Confraternização Natalina no município de Viana. O Evento foi coordenado pelo 1º Vice-presidente, o vianense Nélio Júnior, que não mediu esforços para que a confraternização fosse regada com comida saborosa e boa música, na voz da cantora Priscila Carvalho.

A chegada dos forenses em expedição coincidiu com as comemorações do dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Sob fortes saraivadas de foguetes, os forenses pararam para contemplar o Rio Maracu e se encantarem com suas belezas.

Em seguida dirigiram-se ao evento, no Sítio de Suely Veloso, na MA-014, entrada da cidade: uma belíssima construção moderna inspirada nas estearias no século XVIII, em que os povos baixadeiros fabricavam suas casas suspensas por estacas, para se protegeram das fortes enchentes.

Presidente do FDBM. Ana Creusa, entrega bouquet de flores para a anfitriã, Suely Veloso

O almoço foi servido e o cardápio não poderia ser mais adequado: torta de traíra seca (ou jabiraca), pato ao molho, creme de camarão e peixe escabeche. A sobremesa, além de doces e frutas variadas, não faltou a tradicional juçara e licor de jenipapo.

O forenses que saíram de São luís, logo nas primeira horas da manhã, não pouparam elogios à comida e a organização do evento, que teve a grife da produtora Dirce  Costa e sua equipe.

As homenagens deste ano foram para o Deputado Raimundo Cutrim, pela iniciativa de lei que tornou o FDBM de Utilidade Pública; Dr. Gusmão Araújo, Prof. da UEMA responsável pela gestão do Projeto Bosques na Baixada e Elinajara Pereira, pelos relevantes serviços prestados ao FDBM, como Secretária e Gestora do Projeto de Turismo na Baixada.

A presidente do FDBM, Ana Creusa, faz a abertura da solenidade, em Viana

O evento teve a cobertura da Rádio e TV Maracu que produziu imagens e entrevistas, com a Repórter Tânia Diniz e equipe.

No decorrer da Confraternização, muitos forenses, políticos e empresários vianenses, entre eles, o superintendente do Sebrae-MA, Dr. João Martins, Marcone Veloso, Ezequiel Gomes, Carrinho Cidreira, Fellickson do Posto, Getúlio Gomes, Álvaro Filho, Dr. Joel Dourado (ex-prefeito de Cajari, o vereador Mesaque do Povo (Penalva), entre outros, usaram a palavra para agradecer e parabenizar o Fórum em Defesa da Baixada, bem como desejar que o espírito natalino se renove a cada ano e que a Nação Baixadeira permaneça unida para que a região seja reconhecida por seus filhos e pelo Poder Público.

Políticos e empresários vianenses prestigiaram o evento do FDBM

Em sua fala, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Viana, Chico Gomes – profundo conhecedor da Baixada, os problemas e carências da região -, discorreu sobre a sua luta para o reconhecimento e o resgate da Baixada Maranhense, que no passado teve fundamental importância social e econômica para o Maranhão e o Nordeste.

Luiz Morais, Dirce Costa, Santinha e Nélio Jr. comemorando o sucesso do evento

Para encerrar, Gomes emocionou a todos ao citar que “Deus criou o mundo e foi descansar ao sétimo dia, porém parou e pensou mais um pouco; fez mais uns rabiscos na sua criação e resolveu criar a Baixada” finalizou o “eterno deputado baixadeiro”, sob calorosos aplausos.

CONFIRA MAIS MOMENTOS:

Fotos: (ASCOM/FDBM) e Mário Mix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *